Rei Leão (2019) vs Rei Leão (1994)
aseado na peça de teatro "Hamlet", do dramaturgo William Shakespeare, a animação da Disney é considerada por muitos como a melhor do estúdio e marcou o cinema na década de 90. Com os remakes live-action nos últimos anos, era inevitável que "O Rei Leão" seria refeito para lucrar com a nostalgia.
O rei Mufasa apresenta o seu filho Simba para o reino, enquanto seu irmão Scar deseja o trono. A história é cativante, com personagens bem desenvolvidos e marcantes, além de discussões sobre identidade e culpa, algo presente em ambos os filmes.
As canções originais são inesquecíveis, encaixando-se perfeitamente em cenas grandiosas e divertidas. Porém, no filme de 2019, a música "Be prepared" teve a letra alterada e não mostrou toda a imponência do vilão, enquanto "I just can't wait to be king" perdeu toda magia e as cenas coloridas do filme original.
A computação gráfica do remake é impressionante, com cenas e fotografias deslumbrantes, mas esse hiper realismo faz com que os personagens não apresentem expressões faciais, o que dificulta a criação de empatia caso o filme não fosse nostálgico.
A trilha sonora de Hans Zimmer é perfeita, com junções de ritmos africanos e orquestra, e emocionante, não ocorrendo muitas mudanças no remake.
O maior problema do filme de 2019 foi o vilão, Scar é um dos melhores vilões da história do cinema e seu deboche e carisma marcou uma geração inteira. É decepcionante ver que esse personagem tão importante para a narrativa não permaneceu com as características que o fizeram marcante.
Nota: 10,0 (1994)
Nota: 6,5 (2019)
Classificação Indicativa: Livre