O nome da Rosa (1986)
Baseado no livro do escritor italiano, Umberto Eco, o filme lançado em 1986 e dirigido por Jean-Jacques Annaud conta a história de um monge franciscano e seu aluno, interpretados por Sean Connery e Christian Slater, que vão à um mosteiro na Itália e investigam os vários assassinatos misteriosos que ocorrem lá.
O mistério é bastante desenvolvido e envolvente, pois os protagonistas não apresentam muitos recursos para desvendá-lo, além de tornar a narrativa mais tensa.
A fotografia sombria e depressiva ajuda na criação de uma atmosfera densa e, em certos momentos, agoniante. Com um realce nas cores pretas, bege, marrom, vermelho e cenas à luz de vela, a inquietação aumenta gradativamente.
Os atores fazem um excelente trabalho de atuação, deixando o espectador cada vez mais angustiado, pois todos os personagens são suspeitos e têm muitos segredos que não querem revelar de forma alguma. O roteiro é inteligente e apresenta diálogos perspicazes e memoráveis, além de diversas críticas à igreja católica e o tribunal da santa inquisição.
Nota: 10,0
Classificação indicativa: 16 anos
Elenco: Sean Connery, Christian Slater, Elya Baskin, Valentina Vargas, F. Murray Abraham, Ron Perlman, Michael Lonsdale