Quatro minutos (2006)
Eu adoro ver filmes relacionados com música clássica, principalmente se envolver piano, e um dia, vasculhando o catálogo do Netflix me deparei com esse filme alemão de 2006, dirigido por Chris Kraus, sobre uma professora de piano que dá aulas numa prisão feminina descobre que uma das detentas é uma prodígio e se dedica a desenvolver os talentos da menina.
A fotografia e a atmosfera é sombria destacando as tonalidades preto, cinza e marrom, o que reflete nas personalidades dos personagens, os quais aparentemente não tem qualidade alguma para gerar o mínimo de empatia do espectador.
As atrizes principais, Hannah Herzsprung e Monica Bleibtreu, são o principal destaque do filme, com excelentes atuações. Algumas atitudes dos personagens secundários são muito estúpidas e sem lógica alguma, além de atrapalharem um pouco o curso da história.
A narrativa é dinâmica, mas o filme poderia ter ficado um pouco menos cansativo sem os flashbacks sobre o passado da professora de piano. Os últimos minutos são sensacionais.
Nota: 8,5
Classificação indicativa: 14 anos
Elenco: Hannah Herzsprung, Monica Bleibtreu, Richy Müller, Jasmin Tabatabai, Sven Pippig, Stefan Kurt