A viagem de Chihiro (2001)
A estrondosa qualidade de A Viagem de Chihiro foi tremenda ao ponto de superar o preconceito do Oscar com animações estrangeiras. Sendo o filme japonês do estúdio Ghibli único filme sem ser da Disney ou da Dreamworks a ganhar o Oscar de melhor animação.
Chihiro é uma menina que está se mudando com os pais para o campo, no caminho eles se perdem e encontram uma cidade abandonada. Os pais de Chihiro viram porcos, após comerem algo para os espíritos, assim, a garota vai em busca de um jeito para voltar a casa e salvar seus pais.
Os personagens e os acontecimentos são extremamente criativos e originais. Com a ajuda da belíssima trilha sonora composta por Joe Hisaish (Destaque para a música Always with me), todos os aspectos da obra se tornam inesquecíveis.
O espectador não vai perceber o tempo passar, quando você descobre que passou as últimas duas horas vendo essa maravilha da sétima arte, uma frase irá aparecer na sua mente: Gostaria de ver mais alguns minutos da história. Poucos filmes me deram essa sensação, mas A Viagem de Chihiro ganhou um espaço na minha lista dos melhores filmes de todos os tempos.
Nota: 10,0
Classificação indicativa: Livre
Elenco: Rumi Hiiragi, Miyu Irino, Mari Natsuki, Ryûnosuke Kamiki, Yo Oizumi, Bunta Sugawara