O que fazemos nas sombras (2014)
O termo mockumentary, ou falso documentário, surgiu com o lançamento do filme This is Spinal Tap na década de 1980, criando assim, esse gênero cinematográfico que consiste em filmes que apresentam a estética de um documentário, porém é uma ficção.
O que fazemos nas sombras é um falso documentário que retrata a vida de quatro vampiros na Nova Zelândia tentando se adaptar no mundo atual.
O roteiro retrata os clichês pertencentes nas centenas de anos de um vampiro de um modo cômico e criativo, nunca ficando repetitivo.
Os exageros presentes nas características dos personagens ajudam na construção das piadas tornam diversos momentos inesquecíveis (Destaque para a referência de Nosferatu, de 1922). Além de juntamente com o excelente trabalho de atuação de atores desconhecidos que ajudam a transmissão de sensação de estar assistindo um verdadeiro documentário.
Apesar de existir algumas cenas com um certo teor de terror, elas não comprometem o clima de um original filme que merece ser visto por todos aqueles que procuram uma ótima comédia.
Nota: 10,0
Classificação indicativa: 16 anos
Elenco: Taika Waititi, Jemaine Clement, Jonathan Brugh, Cori Gonzales-Macuer, Stuart Rutherford, Ben Fransham.