O enigma de outro mundo (1982)
John Carpenter é um dos mais conceituados diretores do cinema de terror e após assistir um dos seus filmes, O enigma de outro mundo, comecei a me interessar mais com esse gênero cultuado por muitos.
Na antártica, um grupo de cientistas se tornam alvo de um alienígena que consegue se transformar e assumir a forma de qualquer ser vivo que ele tocar.
O ambiente inóspito ajuda a criar uma grande adversidade na luta pela sobrevivência, pois a equipe não tem como pedir ajuda, principalmente durante o inverno.
A paranoia entre os exploradores se complementa com a claustrofobia da estação de pesquisa e permanece na cabeça do espectador as dúvidas e hipóteses sobre quem da equipe é o alienígena
A trilha sonora composta pelo gênio Ennio Morricone é maravilhosa e essencial para aumentar a inquietação da narrativa.
Não existe nenhuma explicação de origem do ser alienígena, mas isso não é questionado em nenhum momento, pois o horror ao ver a aparência e o que a criatura pode fazer com o ser humano é assustador.
As cenas apresentam um terror gore que pode incomodar algumas pessoas, porque os efeitos práticos são sensacionais e é extremamente difícil esquecer essas cenas.
Nota: 10,0
Classificação indicativa: 16 anos
Elenco: Kurt Russel, T.K Carter, David Clennon, Wilford Brimley, Richard Masur, Keith David, Charles Hallahan, Richard A. Dysart.