Cinema Paradiso (1988)
Um dos maiores clássicos do cinema, ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e do Prêmio do Júri do Festival de Cannes, Cinema Paradiso é um dos melhores filmes de todos os tempos e uma emocionante homenagem pelo amor da sétima arte.
Dirigido por Giuseppe Tornatore, a história se passa em uma pequena cidade na Sicília, alguns anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, onde um garota cria uma grande amizade com o projecionista do cinema da cidade.
A trilha sonora do mestre Ennio Morricone é majestosa, oscilando entre um violino emocionante e que transborda a alegria e a inocência do protagonista. É um dos elementos mais essenciais para trazer cenas tão inesquecíveis nesse filme.
As atuações são ótimas, especialmente a de Salvatore Cascio, o qual interpreta o personagem principal na infância. A sua paixão pelo cinema é mostrada de uma forma genuína e encantadora. Rapidamente, é possível desenvolver uma enorme empatia por ele e pelo seu grande amigo, Alfredo.
A transição entre a comédia e o drama é feito com bastante eficiência. Os risos e as lágrimas permeiam por toda a narrativa e mesclam-se ao perfeito término de uma belíssima história que permanecerá na sua cabeça por muitos dias.
Nota: 10,0
Classificação Indicativa: 12 anos
Elenco: Philippe Noiret, Salvatore Cascio, Marco Leornadi, Jacques Perrin, Agnese Nano, Pupella Maggio, Leopoldo Trieste.