RETORNO DE SAILOR MOON episódio 32: epidemia em Juuban

Este capítulo é especialmente cômico explorando a personalidade da Minako (Sailor Vênus) em seu aspecto mais desastrado. Logo de início uma cena que parece coisa da covid-19: a população do bairro Juuban circulando de máscara pelas ruas. Mas é que no Japão o povo está acostumado a fazer uso de máscaras em caso de doença infecto-contagiosa.
No caso a agente da Lua Negra, Esmeraud, colocou seu "suporte maligno" num hospital para dali espalhar uma doença gripal que pegou até as sailors. É então que Minako, sem saber da origem maligna da enfermidade, resolve "cuidar" de cada uma de suas amigas. Em cada casa é um desastre e, finalmente, acompanhada pelo gato Artemis, ela chega na própria casa de Serena, a Sailor Moon. As cenas caricaturais fazem até lembrar o Chapolin Colorado.



Resenha do episódio 78 (32 da segunda temporada, "Retorno de Sailor Moon" ou "Sailor Moon R"), do seriado de animação "Bisosho Senshi Sailor Moon" (A linda guerreira Sailor Moon), "Os cuidados terríveis de Minako". Produção de Iriya Azuma. Caracteres de desenho: Kazuko Tadano. Criação de Naoko Takeushi. Toei, Japão, 1993.

Elenco de dublagem:
Usagi Tsukino (Serena, Sailor Moon) - Kae Araki
Mamoru Chiba (Endymion, Tuxedo Mask)  - Toru Furuya
Luna - Keiko Han
Ami Mizuno (Sailor Mercúrio) - Aya Hisakawa
Makoto Mino (Sailor Júpiter) - Emi Shinohara
Artemis - Yasuhiro Takato
Hino Rei (Sailor Marte)  - Michie Tomizawa
Minako Aino (Sailor Vênus) - Rika Fukami
Chibiusa - Kae Araki
Esmeraud - Mami Koyama
Ikuko Tsukino - Sanae Takagi

"Quer dizer que você ficou todo esse tempo cuidando de mim?"
(Serena para Minako)

"Não perca a coragem, Sailor Moon: é o que eu mais gosto em você."
(Tuxedo Mask)


O mais interessante nesta série baseada no mangá de Naoko Takeushi é como os detalhes e nuances dos personagens acabam contribuindo para um resultado sadio. A amizade ferrenha que une as sailors brilha no final do episódio. Mesmo desastrada (entorna comida e chega a quebrar o termômetro) Vênus acaba incentivando todas a reagirem contra o resfriado e liquidarem a "yuma" ou espírito maligno que Esmeraud controla. Também conta a presença do Tuxedo Mask, incentivando Sailor Moon. Quanto à pequena Chibiusa, ela se junta a Minako na residência de Serena e sua família, complicando a ajuda desastrosa.

Rio de Janeiro, 3 de março de 2021.