A DEUSA NEGRA episódio 10: reação fulminante

Este episódio prossegue uma difícil situação do final do nono, quando Kuro e Keita viram-se em grande desvantagem ao serem acossados em região deserta pelo poderoso Hiyou e sua "contratante" Shinobu. Esta é, afinal, uma "dupla" da falecida mãe de Keita. A maldição "doppelganger" é aqui aprofundada. Conforme anteriormente explicado, de três pessoas idênticas uma seria a "raiz" e as outras duas, se a vissem, morreriam. Shinobu, com a ajuda de Hiyou, invertera o processo, matando a mãe de Keita que seria a raiz e tornando-se não uma "master root" (raiz mestre) mas uma "mino root" ou raiz mínima.

Resenha do episódio 10 do seriado de animação "Kurokami" (A deusa negra), "Beco sem saída". Estúdio Sunrise, Japão, 2009. Direção: Tsuneo Kabayashi. Roteiro: Reiko Yoshida. Música: Tomohisa Ishikawa. Com base no mangá sul-coreano de Lim Dall Young (história) e Park Sung Alo (arte). Editora Square Enix, revista Young Cancan com 19 volumes. 
Elenco de dublagem
Kuro...........................Noriko Shitava
Keita Ibuki.................Daisuke Namikawa
Akane Sano..............Sayaka Ohara
Punipuni...................Yumi Touma
Excel........................Yukari Tamura
Steiner.....................Joji Nakata
Yakumo...................Hirofumi Nojima
Makana...................Eri Sendai
Nam........................Yukana
Reishin...................Katsuyuki Konishi
Daisi Kuraki............Satoshi Hino
Raiga......................Eiji Miyashita
Hiyou......................Kenji Hamada
Shinobu Nanase.....Yumi Touma
Mikami Hojo...........Yuko Kaida

"Por que existe o sistema Doppelganger?"
(Keita Ibuki)

Esta série se ressente várias vezes de cenas bastante violentas envolvendo a heroína, a "mototsumitama" Kuro, que saiu do mundo fechado de seu clã atrás do irmão, por ter este matado a mãe de ambos. Tendo conhecido Keita, fez com ele um contrato de "sincronização" ou seja os poderes da jovem são especialmente excitados mediante um direcionamento de energia que Keita faz com a mão fechada. Se você não entendeu não se preocupe; isso é uma fantasia.
Mas enquanto não obtém a perfeita sincronização Kuro apanha "como boi ladrão", para utilizar uma expressão antiga. Certo, a série não tem aquela violência contínua e destiladora de ódio como em "Saint Seya" (Cavaleiros do Zodíaco) e concentra-se na perseguição a Kuro. E quando esta consegue virar o jogo limita-se a repelir o inimigo sem imitar seu sadismo. Mas fica o registro de que, apesar da infantilidade de Kuro em situações normais (como sua reação de criança diante de comidas que aprecia), a série é para adultos de preferência. 
Mas a Kuro é uma personagem bondosa e merece que se torça por ela.
(imagem: Akane)

Rio de Janeiro, 27 de fevereiro de 2021.