LOST episódio 25: trágica guinada

No último episódio da primeira temporada de "Lost", três ações paralelas ocorrem, aumentando a dramaticidade da trama. Sayid e Charlie conseguem resgatar Aaron, o bebê de Claire. A quinze milhas da ilha, na escuridão da noite, a embarcação de Michael, Sawyer, Jin e Walt é abordada por elementos misteriosos que conseguem roubar o menino. E ao finalmente abrirem com dinamite a tampa misteriosa, Locke, Jack, Kate e Hurley descobrem um túnel imenso e vertical, que leva para as profundezas da terra.

Resenha do episódio 25 - "Exodus, parte 3" - do seriado "Lost". Produção executiva: J.J. Adams, David Lindelof, Brian Burk, Jack Bender e Carlton Cuse. Produção: Edward Kitsis, Adam Horowitz, Leonard Dick, Sarah Caplan e Jean Higgins. Roteiro: Damon Lindelof e Carlton Cuse. Direção: Jack Bender. Supervisão de produção: Javier-Grillo Marxuarch.

Elenco:
Matthew Fox.................................Dr. Jack Shepard
Evangeline Lilly..............................Kate Austen
Josh Holliday.................................James "Sawyer" Ford
Terry O'Quinn.................................John Locke
Emilie De Ravin..............................Claire Littleton
Dominic Monaghan.......................Charlie Pace
Naveen Andrews............................Sayid Jarran
Yunjin Kim.......................................Sun Kwon
Daniel Dae Kim...............................Jin Kwon
Maggie Grace.................................Shannon Rutherford
Ian Somerhalder.............................Boone Carlyle
Harold Perrineau Jr........................ Michael Dawson
Jorge Garcia...................................Hugo "Hurley" Reyes
Daniel Roeduck.............................. Leslie "Arzt"
Malcolm David Kelley.....................Walt Lloyd
Mira Furlan.....................................Danielle Rousseau


"Acha mesmo que tudo isso é um acidente? Que nós, um grupo de estranhos, sobrevivemos, muitos de nós só com feridas superficiais? Acha que o avião caiu aqui por coincidência? Especialmente aqui. Fomos trazidos aqui com um propósito. Por uma razão. Todos nós. Cada um de nós foi trazido aqui por uma razão."
(John Locke para Jack Shepard)

Nas cenas retrospectivas deste cada vez mais enigmático seriado vemos mais algumas imagens do embarque no fatídico vôo 815 Oceanic em Sidney, Austrália. É uma chance para ver mais algumas imagens de Boone com Shannon, aquele Boone que acabou morrendo, bem como o agente policial que conduziu Kate algemada no avião. Até mesmo o falador e reclamador Arzt, visto em poucos episódios e morto numa explosão, aparece implicando na fila de embarque.
O sequestro de Walt, diante de seu pai, frustra a fuga da ilha pelo quarteto. E por que querem o garoto? A cena é confusa por causa do negrume da noite, não entendemos bem quantos eram os raptores e como conseguiram derrotar os três homens; Sawyer caiu ao mar e o barco, sofrendo uma explosão, parece ter ficado a deriva. Quanto ao túnel, aumentou ainda mais o mistério.
Este o terrificante final da primeira temporada.

Rio de Janeiro, 20 de fevereiro de 2021.

(Personagens da foto: Jack, Sayid, Charlie e Hurley)