FILME- NARRADOES DE JAVÉ

Narradores de Javé foi dirigido por Eliane Caffé, em 2003. É um filme sobre memória, pois conta a história do povo do Vale de Javé, que na tentativa de barrar a construção de uma usina hidrelétrica, que inundaria suas terras, lutam para provar cientificamente, através de suas narrativas que Javé possui valor histórico, e que precisa ser preservado, então irão escrever essas histórias, na esperança de impedir tal tragédia.

Para escrever essas narrativas eles vão atrás de Antônio Biá, o único homem alfabetizado da região. Biá havia sido expulso da cidade por ter inventado calúnias, sobre os moradores, através de cartas, para ter um movimento maior nos correios para salvar seu emprego.

Os moradores de Javé começam a contar as histórias para que Biá escreva, porém eles começam a contar cada um uma história diferente, mudando os heróis, e isso fez com que Biá ficasse confuso sobre o que de fato devia colocar no livro, pois necessitava fazer uma narrativa convincente para salvar Javé da inundação. Bia não escreve tais relatos, entrega o livro em branco e os moradores de Javé vive o drama de ver a cidade, suas terras, sua cultura e antepassados embaixo d’água.

É um filme bem produzido, mistura drama com comédia, e aborda temas importantes, como a importância da oralidade para a construção cientifica, assim como também, a formação cultural de um povo, etnias, religião e exclusão, além da importância de saber ler e escrever.

Márcia Trindade
Enviado por Márcia Trindade em 08/02/2021
Código do texto: T7179921
Classificação de conteúdo: seguro