A princesa da ilha

Os filmes de animação da Barbie são muito simpáticos e saudáveis. Este "The island princess", de 2007, é um conto infantil muito singelo e bem desenvolvido, com personagens humanos e animais, praticamente todos falam, ainda que Rô, a menina da ilha, seja a única humana da história que entende a linguagem dos bichos. E os personagens são muito bem delineados, cada qual com sua personalidade.
De fato, por ser uma animação que visa mais especificamente o público infantil, a história, embora bem concatenada, apresenta furos de lógica, como o fato de Rô, naufragada em menina numa ilha dos mares do sul (sul de onde?), ao ser levada a um reino distante não demonstra praticamente nenhuma dificuldade em conversar, sem ter ido à escola.
Mas tais detalhes passam batidos para as crianças. Assim como o detalhe estranho de que os amigos animais de Rô aparentemente não têm família: o panda esperto, Sagi, o pavão vaidoso, Azul, e a elefante filhote, Tika. O quarteto está sempre junto e os três bichos de espécies diferentes acompanham Rô ao país do Príncipe Antônio, onde se verão em meio a uma intriga palaciana.
Os diversos personagens são interessantes: Antônio, sinceramente apaixonado pela Rô (que é a Barbie), a ponto de enfrentar a oposição do pai; este, um rei bondoso porém preso às convenções da corte; a rainha, de pouca relevância na história; a visitante, Rainha Ariana, uma vilã do tipo maquiavélico; sua inocente filha Luciana; a macaquinha Tallulah, inteligente, simpática e expressiva.
Rô é uma garota inocente e pura, mas que procura enfrentar a situação à sua volta e luta pelos seus ideais.
"A princesa da ilha" é também um musical e com toques de humor. Uma sequência humorística notável ficou por conta dos três ratos capangas da conspiradora, que lhes promete queijo em troca de executarem uma missão especial de malvadeza; ao retornarem eufóricos encontram apenas um quadradinho à toa de queijo no prato, que não dava nem para dividir entre eles.

Mattel Entertainment, Rainmaker Animations, EUA, 2007. "Barbie in As the island princess". Produção: Jesyca C. Durchin, Jennifer Twiner McCarron e Shea Wageman. Roteiro: Cliff Ruby e Elana Lesser. Produção executiva: Paul Gertz e Rob Hudnut. Direção: Greg Richardson.

Rio de Janeiro, 23 de julho de 2020.