RETORNO DE SAILOR MOON episódio 30: Esmeraude

RETORNO DE SAILOR MOON episódio 30: Esmeraude
Miguel Carqueija

Quem assistiu os episódios 27, 28 e 29 da segunda temporada de “Bishojo senshi Sailor Moon” (episódios 73 ,74 e 75 do seriado dos anos 90 como um todo) pode notar o contraste com este episódio 30. O resgate das quatro guerreiras por Sailor Moon, seu combate decisivo com Rubeus, a incursão das cinco guerreiras nos sonhos de Chibiusa, tudo isso gerou cenas antológicas e uma atuação marcante e majestosa da Princesa da Lua Branca. Todavia, esta série dos anos 90 alterna muito com episódios pueris onde Serena aparece como uma adolescente de atitudes infantilizadas, o seu lado cômico sobe à superfície e ela já não parece a heroína que luta contra as forças do mal e defende a Terra e a Humanidade. Este contraste, para quem não sabe, faz parte do charme de Sailor Moon.
Ela perde as estribeiras quando Chibiusa toma a atenção de Mamoru — pois embora Mamoru ainda ajude Serena quando necessário (afinal ele é o poderoso Tuxedo Mask, o Mascarado de Fraque) ainda está de namoro rompido com ela. Ao ter ciúmes de uma criança Serena mostra seu lado infantil. Mas não há tempo para infantilidades, pois uma nova inimiga da Lua Negra desembarcou no século 20: Esmeraude, que, após a defecção das Quatro Irmãs e a morte de Rubeus, convenceu o Príncipe Demand (ou Diamante) a delegar para ela a missão (!) de matar Chibiusa e corromper a Tóquio atual com fragmentos do cristal negro, para impedir a existência da futura Tóquio de Cristal.


Resenha do episódio 76 (A invasão de Esmeraude) – (episódio 30 da segunda temporada, “Retorno de Sailor Moon”) – do seriado de tv “Bishoujo senshi Sailor Moon” ou “Pretty Guardian Sailor Moon” (A linda guardiã Sailor Moon) – Toei, Japão, 1993. Produção executiva: Iriyma Azuna. Direção: Kunihiko. Roteiro: Shigeru Yanagawa. Caracteres: Kazuko Tadano. Supervisão de Naoko Takeushi. Música; Kouki Arisawa. Tema de abertura: Moonlight densetsu. Tema de encerramento: Otome no policy.

Elenco de dublagem:
Usagi Tsukino (Serena, Sailor Moon).................Kae Araki
Tuxedo Kamen ou Tuxedo Mask (Darien, Mamoru Chiba)...........Toru Furuya
Luna....................................................................Keiko Han
Ami Mizuno (Sailor Mercúrio)..............................Aya Hisakawa
Makoto Kino (Sailor Júpiter)...................................Emi Shinohara
Artêmis..........................................Yasuhiro Takato
Shingo Tsukino...............................Chyoko Kawashima
Haruna Sakurada............................Chiyoko Kawashima
Gurio Umino.....................................Keiichi Nanba
Naru Osaka......................................Shino Kanikuma
Hino Rei (Sailor Marte)......................................Michie Tomizawa
Minako Aino (Sailor Vênus)...........Rika Fukami
Chibiusa.....................................Kae Araki
Esmeraude..................................Mami Koyama
Príncipe Dimande..........................Kaneto Shiozawa


“Quer tirar os olhos de cima dele, sua coisa?”
(Sailor Moon para Esmeraude, quando esta olha interessada para o Tuxedo Mask)


Outro “regresso” por assim dizer deste capítulo, e que faz lembrar muitas passagens da primeira temporada, é a utilização de “yumas” (demônios em conceito japonês) pelos vilões, como esta Esmeraude, uma mulher decotada e escandalosa, que dá risos estapafúrdios parecendo até o Jinnai de “El-Azard”. Esmeraude trata de plantar um dos seus “suportes” de cristal negro numa loja de bolos, com a ajuda de uma yuma disfarçada em mulher humana, mas quando sai a briga com as “sailors” a coisa degenera em pastelão. Mas depois que a yuma é destruída por Sailor Mercúrio e Sailor Moon a própria Esmeraude se revela e lança um desafio às heroínas, retirando-se em seguida por teleporte.
Desnecessário é dizer que o “suporte maligno” foi destruído pelo poder do cetro de Sailor Moon.

Rio de Janeiro, 14 de janeiro de 2021.


No quadro acima vemos à esquerda como super-heroína (Sailor Moon), à direita como colegial (Serena Tsukino).