Disneylândia: Peter Tchaikovsky

DISNEYLÂNDIA: PETER TCHAIKOVSKY
Miguel Carqueija

A “Disneylândia” é a mais inesquecível série de televisão e jamais reprisada nas últimas décadas. No entanto marcou época também no Brasil.
O próprio Walt Disney era o apresentador, o que contribuiu para que a sua figura ficasse mundialmente conhecida.
“The Peter Tchaikovsky story” fala do menino nascido em 1840 na cidade russa de Volkinsky e que já aos seis anos demonstrava grande talento ao piano. Mas só a partir dos 23 anos recebeu suficiente incentivo ao conhecer o grande mestre Anton Rubinstein, que lhe disse: “Pela música, um artista deve estar disposto a passar fome!”
Assistindo este belo filme, fiquei espantado ao saber que o balé “O lago dos cisnes” foi um fracasso em sua estréia, apesar da lindeza da música. Todavia o compositor e maestro acabou logrando sucesso com o balé da Bela Adormecida.
Walt Disney explica como, durante a produção do maravilhoso desenho longo “A Bela Adormecida” tomou conhecimento da história pessoal de Tchaikovsky, e resolveu filmá-la. Disney também mostra, em preto-e-branco, trechos da animação.
A música clássica é algo que merece o máximo de difusão , e Walt Disney era melômano e não perdia oportunidade para unir o cinema com as obras dos grandes mestres musicais.
Produção de Walt Disney (1959); 30 minutos. O episódio da Disneylândia inclui ainda Walt Disney explicando sobre o compositor e passando trechos do novo desenho longo “A Bela Adormecida” com música de Tchaikovsky. Direção: Charles Barton. Roteiro: Otto Englander e Joe Rinaldi. Elenco: Grant Williams (Tchaikovsky), Rex Hill (idem, em menino), Leon Askin (Anton Rubinstein), Lilyan Chauvin (Fanny), Narda Onyx (Desiree), Gregory Gay (Major Mashivsk).

Rio de Janeiro, 20 de agosto de 2020.