Retorno de Sailor Moon episódio 22: protegendo Chibiusa

RETORNO DE SAILOR MOON episódio 22: protegendo Chibiusa
Miguel Carqueija

A partir deste episódio a fase da Lua Negra se adensa e finalmente Sailor Moon e suas companheiras, mais os gatos e o Tuxedo Kamen, começam a conhecer a verdade por trás do aparecimento de Chibiusa. Rubeus, agente da Lua Negra e que tem uns ares árabes, sujeito extremamente cruel, auxiliado pelas Quatro Irmãs, é avisado pelo misterioso Grande Sábio (que sempre aparece envolto em manto e capuz) que o alvo finalmente deve aparecer. Efetivamente Chibiusa, desgostosa por permanecer em nossa época, tenta voltar ao seu futuro sem nada resolvido mas não consegue. A energia despendida porém chama a atenção das quatro perseguidoras. Logo a menina é perseguida por uma região de Tóquio estranhamente deserta (coisas assim inexplicáveis também acontecem em desenhos norte-americanos) até que as cinco sailors vêm em seu socorro.

Resenha do episódio 68 ("Temos de proteger Chibiusa" – episódio 22 da segunda temporada, “Retorno de Sailor Moon”) – do seriado de tv “Bishoujo senshi Sailor Moon” ou “Pretty Guardian Sailor Moon” (A linda guardiã Sailor Moon) – Toei, Japão, 1993. Produção executiva: Iriyma Azuna. Produção e direção: Junichi Sato. Roteiro: Shigeru Yanagawa. Caracteres: Kazuko Tadano. Supervisão de Naoko Takeushi. Tema de abertura: Moonlight densetsu. Tema de encerramento: Otome no policy.
Elenco original de dublagem:
Usagi Tsukino (Serena, Sailor Moon).................Kae Araki
Tuxedo Kamen ou Tuxedo Mask (Darien, Mamoru Chiba)...........Toru Furuya
Luna....................................................................Keiko Han
Ami Mizuno (Sailor Mercúrio)..............................Aya Hisakawa
Makoto Kino (Sailor Júpiter)...................................Emi Shinohara
Artêmis..........................................Yasuhiro Takato
Shingo Tsukino...............................Chyoko Kawashima
Haruna Sakurada............................Chiyoko Kawashima
Gurio Umino.....................................Keiichi Nanba
Naru Osaka......................................Shino Kanikuma
Hino Rei (Sailor Marte)......................................Michie Tomizawa
Minako Aino (Sailor Vênus)...........Rika Fukam

"Esta chave é a chave do tempo, que pode transporta-la a outra dimensão."
(Sailor Plutão)

"Chibiusa, por favor, conta a verdade. Disseram que você veio do futuro, mas o que significam o Planeta X, a Lua das Trevas?"
(Sailor Moon)

"Sailor Moon, por favor, ajuda a minha mãe! Salva a minha mãe desses monstros maus!"
(Chibiusa)

Para além de muitos detalhes humorísticos e da batalha travada num terreno baldio envolvendo as marinheiras-guerreiras Mercúrio, Marte, Júpiter e Vênus, contra as Quatro Irmãs da Lua Negra, o que chama mais atenção é a sequência em que Rubeus ataca com seus projéteis inflamados, visando a menina Chibiusa, e Sailor Moon a protege com seu próprio corpo, dramaticamente. A intervenção do Tuxedo Kamen dá tempo a Sailor Moon de respirar e quando ela contra-ataca com o poder do cetro lunar é para colocar o inimigo em fuga.
Entre Sailor Moon e Chibiusa há uma bela interação de mãe e filha ainda que a menina que veio do futuro de início não reconheça em Sailor Moon a sua mãe. Sailor Moon também não sabe. Ao imaginar esse deslocamento temporal a mangaká Naoko Takeushi na verdade bolou um argumento fascinante: Sailor Moon conhece a sua filha antes que ela nasça e instintivamente (o instinto materno que não falha) já quer protege-la do jeito que uma mãe faz. Mesmo sem saber que Chibiusa é sua filha.

(imagem da antológica sequência em que Sailor Moon defende Chibiusa com seu próprio corpo)