RETORNO DE SAILOR MOON episódio 21: os plessiossauros

RETORNO DE SAILOR MOON episódio 21: os plessiossauros
Miguel Carqueija

Num episódio atípico (também existe um assim na primeira fase) as sailors, agora já cinco e não três como antes, e ainda com Chibiusa acompanhando, vão a uma ilha próxima do Japão e onde existe vulcanismo, mas não contam com esse perigo. Estão apenas relaxando e não há notícia dos inimigos misteriosos. É apenas um episódio aleatório, por assim dizer.
No fundo, serve apenas para mostrar que não se deve fazer malcriações por causa da comida. Embora se dê bem com a Rei Hino (Sailor Marte) a pequena Chibiusa briga porque a mesma preparou peixe assado, e ela não gosta de peixe.
Mas quando Chibiusa se perde no mar, onde mais adiante da praia existem tubarões, viverá uma situação onde aprenderá a aceitar comer peixe.


Resenha do episódio 67 (Férias na praia: um descanso para Sailor Moon) – (episódio 21 da segunda temporada, “Retorno de Sailor Moon”) – do seriado de tv “Bishoujo senshi Sailor Moon” ou “Pretty Guardian Sailor Moon” (A linda guardiã Sailor Moon) – Toei, Japão, 1993. Produção executiva: Iriyma Azuna. Produção e direção: Junichi Sato. Roteiro: Shigeru Yanagawa. Caracteres: Kazuko Tadano. Supervisão de Naoko Takeushi. Tema de abertura: Moonlight densetsu. Tema de encerramento: Otome no policy.

Usagi Tsukino (Serena, Sailor Moon).................Kae Araki
Tuxedo Kamen ou Tuxedo Mask (Darien, Mamoru Chiba)...........Toru Furuya
Luna....................................................................Keiko Han
Ami Mizuno (Sailor Mercúrio)..............................Aya Hisakawa
Makoto Kino (Sailor Júpiter)...................................Emi Shinohara
Artêmis..........................................Yasuhiro Takato
Shingo Tsukino...............................Chyoko Kawashima
Haruna Sakurada............................Chiyoko Kawashima
Gurio Umino.....................................Keiichi Nanba
Naru Osaka......................................Shino Kanikuma
Hino Rei (Sailor Marte)......................................Michie Tomizawa
Minako Aino (Sailor Vênus)...........Rika Fukami
​​​


“Por que vocês nunca me esperam?”
(Sailor Moon)

“Não podemos fazer mais nada, usamos todos os nossos poderes!”
(Sailor Vênus)


É um tanto ou quanto inverossímil Chibiusa ser salva em sua boia por um filhote de plessiossauro, bem mansinho, que a põe fora do alcance dos tubarões. Ela o chama de “Pescoçudo” e acabam indo parar numa caverna no sopé do vulcão da ilha. Lá, morta de fome, Chibiusa aceita afinal os peixes pegos pelo pequeno dinossauro, e os assa transformando sua mágica “bola-lua” numa churrasqueira. E aí descobre que peixe é gostoso.
Plessiossauros eram dinossauros aquáticos de corpo largo e grande pescoço, vegetarianos ou comedores de peixes, considerados menos perigosos que os grandes répteis carnívoros. Na prática ninguém sabe muito por falta de experiência pessoal já que eles estão extintos há dezenas de milhões de anos. Não se entende como poderiam existir perto da costa japonesa sem serem descobertos.
O fato é que as sailors acabam descobrindo o paradeiro de Chibiusa (e contavam com uma lancha) mas ao mesmo tempo o vulcão entra em erupção, fecha a caverna com o pequeno plessiossauro e sua mãe enorme que viera resgatá-lo. Chibiusa conseguira sair e só o poder de Sailor Moon com seu cetro consegue abrir a caverna para a fuga dos dois répteis.
Este episódio é super-ingênuo e interrompe a sequência da luta contra o Clã da Lua Negra, que recomeça no capítulo seguinte.

Rio de Janeiro, 30 de maio de 2020.