LOST episódio 14: o passado de Michael e Walt

LOST episódio 14: o passado de Michael e Walt
Miguel Carqueija

Mais brigas acontecem no ambiente tenso de “Lost”. Michael desentende-se com Locke porque este insiste em ensinar coisas de sobrevivência na selva ao garoto Walt. Como pai, Michael quer a afeição do filho de dez anos que, por não tê-lo conhecido antes da morte da mãe, prefere manter distância. Walt se diverte com o cão Vincent e gosta de aprender coisas com Locke. Outro fator bizarro é Boone agora sempre andar com Locke, como uma espécie de discípulo do estranho personagem.
Mas tudo isso é pretexto para a história voltar no tempo desta vez para mostrar o que aconteceu antes com Michael, sua esposa e o menino. Como a separação de um casal que se amava deu-se por conta do desemprego de Michael. E como, com a viuvez, Michael acabou tomando conta do filho e aceitou até o cachorro.
Não é fácil porém conquistar uma criança em tais condições.


Resenha do episódio 14 (Special/Especial) do seriado de televisão “Lost”. Touchstone Television, EUA, 2004. Criação: Jeffrey Lieber, J.J. Abrams e Damon Lindelof. Produção executiva: J.J. Abrams, Damon Lindelof, Carlton Cuse e Bryan Burk. Supervisão de produção: Javier Grillo-Marxuach. Produção: Leonard Dick, Sarah Caplan e Jean Higgins. Roteiro: David Fury. Direção: Greg Yaitanes. Música: Michael Giacchino. Fotografia: Larry Fong.
Elenco: Naveen Andrews (Sayid Jarrah), Emilie De Ravin (Claire Littleton), Matthew Fox (Dr. Jack Shepard), Jorge Garcia (Hugo “Hurley” Reyes), Maggie Grace (Shannon Rutherford), Josh Holloway (James “Sawyer” Ford), Daniel Dae Kim (Jin Kwon), Yunjin Kim (Sun Kwon), Evangeline Lillly (Kate Austen), Dominic Monaghan (Charlie Pace), Terry O’ Quinn (John Locke), Harold Perrineau Jr. (Michael Dawson), Ian Somerhalder (Boone Carlyle), L. Scott Caldwell (Rose Henderson), Malcolm David Kelley (Walt). Também neste episódio, Tamara Taylor e David Starzyk.


Me dei conta de que gosto do Charlie. Tem algo nele tão adorável e doce.”
(Claire Littleton)


Ainda sem solução o desaparecimento de Claire após uma semana, Charlie ainda pensa nela e acaba descobrindo o seu diário, que fôra encontrado pelo espírito de porco Sawyer. Na disputa pelo diário Charlie chega a levar um soco, e só a intervenção de Kate, a quem Sawyer respeita, evita uma violência maior. Aliás nessa série Charlei, como Boone, está entre os que apanham e não entre os que batem.
Charlie chega a ser infantil na maneira como tenta resistir à tentação de ler o diário da moça, após várias negaças ele por fim se rende ao seu desejo e lê. E encontra aquela secreta declaração de amor.
“Lost”, série que marcou época, tem um aspecto sentimental muito forte. Os acontecimentos que levam à reconciliação entre pai e filho (Michael e Walt) mostram isso, pena que o cachorro fugiu de novo para a misteriosa floresta da ilha.

Rio de Janeiro, 24 de maio de 2020.