RETORNO DE SAILOR MOON episódio 20: a sensação materna

RETORNO DE SAILOR MOON episódio 20: a sensação materna
Miguel Carqueija

Na sua busca de locais privilegiados da Tóquio do século 20 para malignizá-los e assim impedir a criação futura da Tóquio de Cristal, Rubeus, comendante da Lua Negra (aqui podemos registrar a má qualidade da dublagem brasileira, que afeta até alguns nomes de personagens; este é chamado Rubens), escolhe mais um local, um mercado onde duas de suas auxiliares e mais uma “yuma” (demônio) tentarão vender uma fruta negra enfeitiçada.
Ainda desta vez será por acaso que Serena, Darien (Mamoru no original) e Chibiusa aparecerão e descobrirão a trama.
Até aqui, salvo o aparecimento de Chibiusa e dos agentes da Lua Negra, coisas mais importantes ainda não aconteceram nesta temporada, mas já não demoram.


Resenha do episódio 66 (O sentimento maternal da Serena) – (episódio 20 da segunda temporada, “Retorno de Sailor Moon”) – do seriado de tv “Bishoujo senshi Sailor Moon” ou “Pretty Guardian Sailor Moon” (A linda guardiã Sailor Moon) – Toei, Japão, 1993. Produção executiva: Iriyma Azuna. Produção e direção: Junichi Sato. Roteiro: Shigeru Yanagawa. Caracteres: Kazuko Tadano. Supervisão de Naoko Takeushi. Tema de abertura: Moonlight densetsu. Tema de encerramento: Otome no policy.

Usagi Tsukino (Serena, Sailor Moon).................Kae Araki
Tuxedo Kamen ou Tuxedo Mask (Darien, Mamoru Chiba)...........Toru Furuya
Luna....................................................................Keiko Han
Ami Mizuno (Sailor Mercúrio)..............................Aya Hisakawa
Makoto Kino (Sailor Júpiter)...................................Emi Shinohara
Artêmis..........................................Yasuhiro Takato
Shingo Tsukino...............................Chyoko Kawashima
Haruna Sakurada............................Chiyoko Kawashima
Gurio Umino.....................................Keiichi Nanba
Naru Osaka......................................Shino Kanikuma
Hino Rei (Sailor Marte)......................................Michie Tomizawa
Minako Aino (Sailor Vênus)...........Rika Fukami


“Mas o que está acontecendo? Ela faz com que eu me sinta muito bem!”
(Usagi/Serena)

“Por que ela traz tanta tranquilidade ao meu coração?”
(Darien/Mamoru)


Apesar do recente rompimento, Mamoru aceita seguir com Usagi (Serena) para acompanhar Chibiusa na busca de ingredientes para um “curry”. O rompimento fôra feito, como visto nos capítulos anteriores, por Mamoru, por conta de umas visões catastróficas que ele vinha tendo na presença de Usagi e Chibiusa. Mamoru metera na cabeça de que uma união com Usagi a poria em perigo. Isso não é muito lógico e não existe no mangá, mas foi posto no animê dos anos 90 como forma de encher linguiça.
O fato é que, segurando Serena a mão esquerda de Chibiusa e Mamoru a direita, de repente a menina se sentira imensamente bem, sentindo-se passear com o pai e a mãe. Apesar das briguinhas, Usagi também sentira uma sublime sensação. De um modo geral nós aqui no Brasil, quando pudemos ver o resto da série, que levou uns três anos para retornar à televisão brasileira, já sabíamos que Chibiusa é a filha de Mamoru e Sailor Moon, vinda de um distante futuro. Um futuro onde terríveis acontecimentos estão se sucedendo, daí a vinda da herdeira do trono lunar para o século 20, em busca de ajuda e do cristal de prata, que no século 30 havia sumido.
Sailor Moon e Tuxedo Mask (Mamoru) acabam lutando juntos e com a ajuda das outras sailors contra o mal que se instalara na loja de frutas. As duas agentes da Lua Negra acabam fugindo e só a yuma é destruída, mas as yumas aparecem a três por dois e isso não adianta nada o desenrolar da história.

Rio de Janeiro, 6 de maio de 2020.