CANAAN episódio 11: tragédias sucessivas

CANAAN episódio 11: tragédias sucessivas
Miguel Carqueija

A convergência de várias personagens em entrechoque leva mais sangue e violência à região da “aldeia desaparecida” onde porém permanecem antigos moradores tornados uma espécie de zumbis pelos efeitos do vírus UA. Esses também estão condenados. A morte de Santana, no capítulo anterior, é o prelúdio para mais violência e crime. Apesar de tudo, tendo deixado Mino, Yun Yun e Maria em local mais seguro, Canaan volta sozinha à construção para resgatar Hakko, a mutante de voz mortal que não pode falar, porém ela prefere ficar junto ao cadáver de Santana, a quem amava silenciosamente. Canaan não consegue convencê-la e sofre os efeitos de sua fala que atinge ultra-sons. Afinal, convencida de que fizera o possível, Canaan vai embora deixando Hakko entregue à morte iminente, pois helicópteros “black hawks” norte-americanos já estão chegando para bombardear o local.


Resenha do episódio 11 (Balanço) do seriado japonês de animação “Canaan” (Kanan). Estúdio PAWorks, 2009. Criação de Kinoto Nasu e Takashi Takeuchi com base em seu jogo “428: Shibuya scramble”. Direção: Masahiro Andõ. Produção: Hiroshi Kawamura, Jiro Ishii, Kei Fukura, Kenji Orikawa, Shigeru Saitõ, Yaswhi Õshima. Roteiro: Mari Okada. Música: Hikaru Nanase.
Elenco de dublagem original:

Canaan..................................Miyuki Sawashiro
Alphard al Sheya...................Maaya Sakamoto
Oosawa Maria.......................Yoshino Nanjo
Minoru Minorikawa (Mino)...Kenji Hamada
Siam.......................................Akio Õtsuka
Liang Qi..................................Rie Tanaka
Yunyun...................................Haruka Tomatsu
Cummings..............................Toru Okawa
Santana..................................Hiroaki Hirata
Hakko.....................................Mamiko Noto
Yuri Natsume.........................Junko Minagawa
Kenji Oosawa.........................Atsushi Ono
Jin (taxista).............................Joji Nakata


“Vocês viram algo que não deveriam ter visto.”
(Natsume Yuri para Oosawa maria e Yun Yun)

“Trazer a Canaan para mim foi apenas um blefe, não foi?”
(Alphard al Sheya para Natsume Yuri)

“Tudo o que busco são armas biológicas chamadas “borners” que posso transformar em negócios.”
(Alphard al Sheya para Natsume Yuri)

A Canaan irá salvar você não importa o que ela tenha que fazer.”
(Mino para Yun Yun)


Uma passagem chocante é o confronto de Alphard e Cummings com a enlouquecida Liang Qi, a responsável pela morte de Santana. Cummings é apaixonado por ela apesar de sua evidente loucura. A fria e imperturbável Alphard vê Liang Qi, que havia sido sua associada na Cobra, como um estorvo, e quando esta ingere uma fórmula para obter os poderes sinestésicos de Canaan, assina sua sentença de morte. Como explica Alphard com fleuma, ela não tinha o organismo preparado para tal. Deixando Cummings e Liang Qi, Alphard também entrega informações à pérfida Natsume, que estivera prestes a matar Maria e Yun Yun. Apesar de sua frieza e crueldade, Alphard parece não desejar mortes desnecessárias aos seus planos. Na verdade Alphard é uma das personagens de motivações mais enigmáticas. Porém, ela e Canaan têm contas a ajustar.
Neste episódio também é explicado o cabelo branco de Canaan, como um efeito colateral de sua sinestesia (mistura de sentidos).

Rio de Janeiro, 4 de maio de 2020.