13 Resons Why
Resenha Crítica
JAY ASHER – 13 Resons Why – Produtor, Escritor, nasceu 30 de setembro de 1975, se formou na universidade da Califórnia e é um grande escritor de romances, escreveu o livro os 13 RESONS WHY. Lançada em março de 2017 na Netflix dirigida por Brian Yorkey.
Cibely Aranha
Beatriz Salini
Rosilene Feiteiro de Melo
O surpreendente e misterioso filme trás revelações e instiga o interlocutor a assisti-lo: Eis a questão, vocês foram aos meus treze porquês? Mas não do que realmente imaginaram... Minha cabeça segue erguida, mas dessa vez atenta, em vitória. Vocês se culparam e todos se perguntaram "porque uma garota morta mentiria"? “Mas nunca se perguntaram se eu estava realmente morta”...
A trágica história da garota Hannah, uma jovem aparentemente feliz, com uma vida de luz pela frente, começou a ter que aguentar que seus colegas de escola começassem a tratar lá de forma terrível, sofreu abusos, estupros, bullyng, agressões, com isso foi se formando uma bola de neve, o que há levou a depressão e tomar decisão de tirar sua própria vida, um ato de desespero com intenção de tirar toda aquela dor e sofrimento que vinha passando.
Antes disso gravou sete fitas, contendo 13 gravações, onde cada uma delas significava um motivo e uma pessoa, que a fez tomar tal decisão. Dias depois da morte de Hannah, um garoto de tal nome Clay, recebe uma caixa da qual foi encaminhada por ela, explicando o que a fez se suicidar, e de que o garoto era um dos motivos, isso faz com que o garoto fique extremante abalado e tentando descobrir qual a sua parte da culpa pela bola de neve que se formou e fê-la tomar a decisão trágica e impossível de ser desfeita ou revertida.
Com isso Hannah faz com que o garoto Clay veja um mundo do qual ele não via ou se recusava a enxergar, as pessoas tomadas de ódio e propagando ele de forma brutal, mostrando a realidade de que as mesmas são capazes de coisas terríveis, desde bullyng até estupro, e elas precisam se conscientizar de que o ato malvado pode levar ao ser humano a optar pela sua autodestruição, de forma tão cruel e devastadora.
A narrativa tem um gênero juvenil, mas nada que não há faça ser desinteressante, ela se torna muito uma narrativa muito forte, expressando de forma precisa cada emoção e sensação dos personagens, que faz querer entender cada um dos 13 motivos.
Motivos esses, que expressam medo em cada descoberta, momentos desesperadores e aflitos em que Hannah passa um dos principais e o bullyng, e fragilidade por ela ser do sexo feminino. Porém a obra não se torna como umas lições de moral sobre o bullyng e sim como trataram as pessoas, ou como encaramos os acontecimentos de nossas vidas, o que fazem conosco e o medo, acho que essa é a questão central. Ninguém sabe ao certo quanto impacto tem na vida dos outros.
Muitas vezes não temos noção. Mas forçamos a barra do mesmo jeito, quando você mexe diretamente com uma parte da pessoa, a vida inteira dela e danificada. Todos nós já fomos adolescentes, já passamos por essa etapa da vida onde tudo e muito mais intenso e forte, com isso já fizemos ou sofremos bullyng, contudo superamos ou não, às vezes nem todo mundo tem a mesma sorte de ter força de superar, por isso devemos sempre compreender, que nossas atitudes, nossa forma de agir e falar tem impacto diretamente na vida e saúde mental das pessoas, e muitas das vezes esse impacto permanece na nossa mente e se torna um vilão, nós fazendo ter atitudes irreversíveis.
O final concretizando de que Hannah morreu, o que era previsível, a obra torna se leitura obrigatória para prevenir situações complicadas e indesejáveis em que se arrasta para o abismo e depende da ajuda de outras pessoas para te tirarem de lá, ao mesmo tempo em que repete exaustivamente para todos se afastarem, por medo de levarem elas pro mesmo caminho.
Os 13 Porquês é um livro que deixa sua mente martelando esse assunto por um bom tempo, até chegar ao momento em que você observa detalhes nas pessoas próximas que não havia percebido antes e, então, tenta ajudar. Ajude. Você pode estar salvando uma vida.
Fonte: www.netflix.com.br/