La Casa de Papel Não Evolui

Em uma 4° parte com muito mais recursos financeiros e com alguns elementos interessantes, a série espanhola consegue trabalhar tudo aquilo que sempre priorizou: a emoção.

Com um começo mais tranquilo, sem muito barulho e mais "introdutório" a uma nova fase (podemos dizer assim) os dramas de professor e Nairóbi são demonstrados com um sentimento: o amor (do professor e por parte do público).

Como já citado, a emoção nessa série é tratada de uma maneira muito forte. Pelo quesito família, que é implementado pelo professor, até esquecemos que estamos falando de assaltantes de banco.

Para explicar o título, acredito que se juntarmos a 1° com a 4° parte não teremos uma mudança drástica. Poucos personagens evoluem (como a Estocolmo) e alguns são introduzidos (como a Julia).

Mas, sinceramente, só lembrei que eles haviam voltado para o banco quando acabei de assistir a 4° parte.

Sobre o Roteiro

Como disse, personagens não evoluem... alguns continuam fortes, outros continuam chatos e alguns estão lá. Apesar dessa parte apostar em elementos como o de Gandía que, particularmente achei muito bom, peca em flashbacks que não alteram ou acrescentam nada, visto que estamos em uma 4° parte.

Personagens

Raquel Murillo foi desperdiçada nessa parte, Helsinki ainda é tachado de fofinho (não tem nenhum problema, mas com a morte da Nairóbi ele perde o sentido) Rio e Estocolmo se aproximando não faz nenhum sentido, assim como a aproximação repentina de Bogotá com a Nairóbi (quando vocês viram isso acontecer?). E ainda tem a Tatiana (esposa de Berlin) que só tá lá.

Morte de Nairóbi

Algo que esperava acontecer era a morte de alguém do primeiro escalão.

Principalmente, quando Gandía fez Tókio e Nairóbi de refém (uma das duas não continuariam).

Apesar dela ser escolhida (o que deixa a gente órfão de uma grande pessoa na trama) é preciso enaltecer a atitude corajosa do roteiro em "tira-lá" de cena.

Conclusão

Foi citado o roteiro, personagens... mas é o desenvolvimento do assalto?

Praticamente essa temporada esqueceu de contar como seria pensado um plano de fuga ou, até mesmo, em que pé está o assalto.

O jeito e esperar a 5° temporada (que parece que vai demorar com o efeito Coronavírus) para saber o que vamos ter pela frente.

@marcosvosantos

Marcos Oliveira
Enviado por Marcos Oliveira em 09/04/2020
Código do texto: T6911104
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.