A SERBIAN FILM (2010)
Extremamente perturbador, infame, repulsivo, devastador, aterrador. Esses são alguns dos adjetivos que servem para qualificar, muito justamente, Esse filme sérvio, produzido em 2010 e proibido em vários países, inclusive no Brasil, onde foi exibido. O diretor Srdjan Spasojevic Arrebenta, de forma crua e dilacerante, com vários tabus, causando no espectador um atordoamento e fazendo-o enxergar o ser humano com outra perspectiva. Eu mesmo levei vários dias para digerir a obra. Foi difícil exorcizar as imagens hediondas que ficaram, por um bom tempo, gravadas em minha mente.
A trama gira em torno de Milos, um ex-ator pornô que está procurando levar uma vida tranquila com sua esposa e filho. Um belo dia ele é contatado por uma ex-colega que lhe faz uma proposta tentadora: voltar a filmar sob a direção de um cineasta visionário, recebendo uma quantia considerável, um valor bem acima do mercado. Depois de muita hesitação, Milos assina o contrato, aceitando a proposta do tal cineasta. Apesar de perceber que este tem um parafuso a menos, Milos leva em conta a grana alta que vai receber e o que isso significa de conforto e bem estar para sua família. O que o coitado não sabe e nem imagina é que vai ser submetido a terríveis torturas físicas e psicológicas, que irão trazer consequências trágicas tanto para ele quanto para aqueles que o rodeiam.
A SERBIAN FILM é o que há de mais terrível em termos de cinema extremo. Não conheço nenhum filme que tenha chegado tão longe, e olhe que eu já assisti muita desgraceira cinematográfica. Não é uma película feita para entretenimento, para ver comendo pipoca com refrigerante. Ao sentar-se na frente da tela para assisti-la, esteja certo ou certa que você vai ter uma experiência dolorosa, brutal, hedionda e opressora, que com certeza vai fazer você enxergar a humanidade de uma forma diferente. Mas antes que isso aconteça pode ter certeza de uma outra coisa: A SERBIAN FILM vai dilacerar sua alma.