A CASA DOS ESPIRITOS
(Dinamarca-Alemanha-Portugal-EUA e França-1993)

“Nossa Memória é frágil. Uma vida é um tempo muito breve. Tudo acontece muito rápido, que não dá tempo de entender a relação entre os acontecimentos.”
                            (Blanca Trueba)

Nair Lúcia de Britto

Valeu a pena rever este filme maravilhoso, inspirado no romance “La Casa  de los Espiritus”, da escritora Isabel Allende. No livro a autora narra a saga da família Trueba, entre as décadas de 20 e 70.

Embora os acontecimentos tivessem ocorrido na América do Sul, na sua fazenda situada na região dos Andes Chilenos, as cenas foram quase todas gravadas na Dinamarca e outras delas em Portugal.

A história da família tem início quando Estevan (Jeremy Irons), um jovem simples que se torna rico) casa-se com Clara (Mary Streep,) uma jovem meiga, generosa e com poderes paranormais.

Os fatos que envolvem a família Trueba se desenrolam até o ponto em que a família é atingida pela Revolução de 1970, época em que o presidente Salvador Allende cai do poder.

A riqueza tornou Estebam um homem rígido; autoritário e cruel para com os camponeses e a própria família. Só o amor por Clara se perpetuava, intocável.

O sofrimento atroz que atinge Esteban, aliado a doçura da esposa que, apesar de tudo, o amava, o levam a reparar seus erros e o humanizam.

É um filme que fala de amor e espiritualidade. Quem viu este filme que o reveja. Quem não o viu, que não o perca!  
 
  
 
 
 

 
Nair Lúcia de Britto
Enviado por Nair Lúcia de Britto em 17/02/2020
Código do texto: T6868360
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.