COMO AS ESTRELAS NO CÉU
(Taare Zaamen Par/Every Chil is Special-India-2007)
Nair Lúcia de Britto

 
Toda Criança é Especial, não importa quais sejam as suas diferenças físicas ou psíquicas. Todas merecem o carinho dos pais, dos professores, da sociedade e principalmento do poder público ao qual lhe cabe abrir-lhes a porta para que tenham uma infância sadia e um futuro brilhante. Seja qual for a classe social a qual pertence. O talento não escolhe os mais privilegiados.

Este filme conta a história de um menino que era diferente. Muito travesso, agitado e bagunceiro, ele se interessava muito mais pelo peixinhos que nadavam no córrego, nos passarinhos; do que nos deveres da Escola. Não conseguia aprender a ler e a escrever e por isso era severamente repreendido pelos pais.

Na Escola acontecia o mesmo em relação aos professores. Por isso Ishaan, como se chamava, foi levado para um Colégio Interno que primava por uma rigorosa disciplina.

Dentro da sala de aula, ele tinha dificuldade em prestar atenção. Um dia, distraiu-se à janela ao ver um passarinho dar comida na boca dos filhotes. O professor atirou-lhe um pedaço de giz na cabeça do garoto que se assustou e sentiu raiva.

Quando errava a lição, apanhava com força na palma da mão. Os outros coleguinhas caçoavam dele e ele procurava se isolar. A tristeza foi tomando conta dele até que ele entrou em forte depressão.

Mas quando o Professor de Artes surgiu, para dar aulas no Internato, logo percebeu algo errado em Ishaan. Ele apareceu na classe vestido de palhaço, dando piruetas e cantando contagiando os alunos com sua alegria. Somente Ishaan não esboçou nenhuma reação.

O professor logo entendeu que o problema do menino era Dislexia e que os maus tratos e a indiferença que o garoto vinha sofrendo iriam destruí-lo. Com a permissão do diretor do Internato resolveu ajudá-lo. Explicando-lhe que o menino era inteligente, deveria ter um talento especial como qualquer criança e só precisava de uma ajuda em outras matérias.

Alegou que grandes personalidades como Albert Einstein, Pablo Picasso, Leonardo da Vinci, Ágatha Christie também eram disléxicos mas com uma inteligência que assombrou o mundo com seus talentos...

O resultado de uma Educação dada com carinho, amor e paciência, respeitando-se as diferenças é o que o espectador poderá testemunhar neste filme.
Eu recomendo, porque a arte é isso mesmo: é para expressar ideias e sentimentos a fim de tornar o mundo cada vez melhor!     

 
Nair Lúcia de Britto
Enviado por Nair Lúcia de Britto em 05/02/2020
Código do texto: T6859116
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.