LOST episódio 10 — a triste história de Claire

LOST episódio 10 — a triste história de Claire
Miguel Carqueija

Chegou a vez de Claire, a moça grávida, nas retrospectivas dos personagens principais desenvolvidas nestes primeiros episódios de “Lost”. É uma história misteriosa e que não fica, neste episódio de final inconcluso, de todo esclarecida. É a jovem que ama muito seu namorado, vão morar juntos, ela engravida... e ele se apavora e foge, descumprindo canalhamente o trato. Na vida real isso acontece muito sem que tais sujeitos sejam responsabilizados.
O que complica a história é a intromissão de um vidente que sabia das coisas e que faz o possível para tirar de Claire a ideia de entregar a criança para adoção. Ela acaba desistindo mas aí o vidente vem com outra história, de convencê-la a viajar no vôo fatídico para conhecer um casal ideal para realizar a adoção. E ao que parece, ele sabia que o avião ia cair.
A história é meio sem pé nem cabeça, pois dá a entender que forças misteriosas queriam que Claire naufragasse naquela ilha com seu bebê. Até aqui a história está mal contada.


Resenha do episódio 10 (Raised by another/Criado por outros)do seriado de televisão “Lost”. Touchstone Television, EUA, 2004. Criação: Jeffrey Lieber, J.J. Abrams e Damon Lindelof. Produção executiva: J.J. Abrams, Damon Lindelof e Bryam Burk. Produção: Jean Higgins. Roteiro: Lynne E. Litt. Supervisão dos efeitos especiais: Kevin Blank. Direção: Marita Grabiak. Supervisão de produção: Christian Taylor e Javier Grillo Marxuach. Música: Michael Giacchino. Fotografia: Larry Fong.
Elenco: Naveen Andrews (Sayid Jarrah), Emilie De Ravin (Claire Littleton), Matthew Fox (Dr. Jack Shepard), Jorge Garcia (Hugo “Hurley” Reyes), Maggie Grace (Shannon Rutherford), Josh Holloway (James “Sawyer” Ford), Daniel Dae Kim (Jin Kwon), Yunjin Kim (Sun Kwon), Evangeline Lillly (Kate Austen), Dominic Monaghan (Charlie Pace), Terry O’ Quinn (John Locke), Harold Perrineau Jr. (Michael Dawson), Ian Somerhalder (Boone Carlyle), L. Scott Caldwell (Rose Henderson), Malcolm David Kelley (Walt). Neste episódio também William Mapother e Nick Jameson.


“O que nos separa desses ianques selvagens se não tomamos chá?”
(Charlie Pace)

"Alguém me prometeu que seria diferente."
(Claire Littleton)

“Bem, ele estava errado.”
(Charlie Pace)


Durante o episódio Charlie procura se aproximar de Claire, que se encontra muito nervosa e sendo suspeita de alucinações por parte do médico, Jack. Encontrando-se sozinha com Charlie na mata, e esquiva aos seus cuidados, ela julga estar com as dores de parto. Ao que parece, alarme falso. Enquanto isso o volumoso Hurley resolve organizar a lista completa dos sobreviventes com nomes e alguma informação. É quando surge uma verdade perturbadora. Certo Ethan lá se encontra mas não faz parte da lista de passageiros do avião sinistrado.
Então quem é ele e como veio parar na ilha? Mais um mistério se acrescenta aos vários mistérios que cercam “Lost”.

Rio de Janeiro, 1° de fevereiro de 2020.