CANAAN episódio 7: a hora da sinestesia

CANAAN episódio 7: a hora da sinestesia
Miguel Carqueija

Num dos mais eletrizantes episódios da mini-série “Canaan” vemos agora de forma total a situação que se apresenta na sede da conferência anti-terror da ONU na cidade de Xangai, na China. Os estadistas reunidos ali dentro foram contaminados pelo vírus UA e um deles já morreu; os demais dispoem de pouco tempo. Alphard, Cummings e Liang-Qi, em algum local do prédio, conservam Oosawa Maria prisioneira e amarrada, esperando a chegada de Canaan para resgatá-la. Na Casa Branca o vice-presidente dos Estados Unidos, resolvido a não ceder ante o terror, pensa em utilizar o antídoto para o vírus UA, desenvolvido pelo pai de Maria; mas uma falsa imagem o convence de que o farmacêutico Kenói foi explodido. Resolve então a medida mais drástica: enviar um avião invisível para lançar um míssil no local, matando seus ocupantes (inclusive o presidente norte-americano) mas impedindo assim que a moléstia se espalhe.
É nessa hora que Canaan chega como um torpedo, penetrando no palácio da conferência e passando de roldão por todos os guardas que tentam detê-la, seguindo com sua sinestesia (sentidos misturados) até onde se encontra Maria. Alphard, porém, não quer por hora enfrentar Canaan mas apanhá-la numa armadilha, e se retira com Cummings; a psicopata Liang-Qi fôra embora desesperada por não poder matar Maria e Canaan, não compreendendo as sutilezas maquiavélicas de sua chefe. Por sinal, Alphard já está cheia da histeria de Liang-Qi.


Resenha do episódio 7 (Lápide) do seriado japonês de animação “Canaan” (Kanan). Estúdio PAWorks, 2009. Criação de Kinoto Nasu e Takashi Takeuchi com base em seu jogo “428: Shibuya scramble”. Direção: Masahiro Andõ. Produção: Hiroshi Kawamura, Jiro Ishii, Kei Fukura, Kenji Orikawa, Shigeru Saitõ, Yaswhi Õshima. Roteiro: Mari Okada. Música: Hikaru Nanase.
Elenco de dublagem original:

Canaan..................................Miyuki Sawashiro
Alphard al Sheya...................Maaya Sakamoto
Oosawa Maria.......................Yoshino Nanjo
Minoru Minorikawa (Mino)...Kenji Hamada
Siam.......................................Akio Õtsuka
Liang Qi..................................Rie Tanaka
Yunyun...................................Haruka Tomatsu
Cummings..............................Toru Okawa
Santana..................................Hiroaki Hirata
Hakko.....................................Mamiko Noto
Yuri Natsume.........................Junko Minagawa
Kenji Oosawa.........................Atsushi Ono
Jin (taxista).............................Joji Nakata


“Isso é sinestesia — não, é algo que vai além disso?”
(Cummings, observando o avanço de Canaan pelas câmeras de segurança)

“Você irá mais uma vez se colocar no meu caminho?”
(Alphard referindo-se a Canaan)

“A Alphard está tentando começar a Terceira Guerra Mundial?”
(Santana)

“Uma vez houve um mercenário sem sorte. Aquele homem aceitou o mesmo trabalho duas vezes: transformar uma garota que não consegue segurar uma arma em algo especial.”
(Alphard recordando Siam, que treinou a ela e Canaan, e a quem ela matou)


O clímax do episódio ocorre quando Yuri Natsume, a misteriosa agente japonesa que banca Canaan, comunica-se com ela no momento em que a mercenária se encontra no prédio da conferência e tendo libertado Maria. Yuri pede a Canaan que abra a tela da sala de controle e receba os dados enviados para localizar o míssil que está descendo e o desviar. Canaan leva sua sinestesia ao máximo, penetrando com seu olhar o coração da matéria e da energia, até conseguir desviar a arma para alguma distância. A calejada mercenária com tantas mortes em seu currículo, a matadora impiedosa que começou a deixar os sentimentos e escrúpulos morais subirem à superfície depois de conhecer uma alma inocente (Maria), agora está salvando o mundo...

Rio de Janeiro, 21 de janeiro de 2020.