VIVIR DOS VECES
(Viver duas Vezes – Espanha – 2019)

Nair Lúcia de Britto


É tão agradável quando a gente acha um filme bom para assistir. Um filme que fale sobre sentimentos, sobre a vida ou sobre algo especial que possa suceder no seu decorrer... Uma história que o espectador possa se identificar com a trama ou simplesmente se comover...

Comigo foi mais ou menos assim...
Quando comecei a ver esse filme e ouvi uma canção de grande sucesso, entre as décadas de 50 e 60, chamada “Perfídia”, cantada na época por Sarita Montiel, eu imediatamente reportei-me ao passado.

Reporttei-me `aquela menina que adorava assistir todos os filmes dessa atriz maravilhosa que nasceu na Espanha e que, com seu talento artístico e a sua bela voz, encantou o mundo...


Essa música tocou meu coração, ressuscitou em mim a garota arteira que pulava a janela de casa para, às escondidas do pai, ir ao cinema.

Reapareceu-me assim, inesperadamente, num tempo tão longínquo que foi como se essa imagem  também fosse a personagem de um filme que ficou bem lá atrás... na tela da memória.


O personagem principal do filme é Emílio (Oscar Martinez). Um idoso que começa a ter os primeiros sintomas do mal de Alzhemeir.
Depois do primeiro impacto dessa revelação, Emílio se conscientiza afinal de que em breve não se lembraria de mais nada. Aflige-o  saber que perderia suas mais belas lembranças. E a lembrança mais querida em toda vida que vivera era a do seu primeiro amor. Uma menina de voz doce que cantava suavemente a canção de Sarita Montiel.

Um forte desejo de revê-la se apossa do seu coração.
Para a família, era um desejo absurdo! Querer descobrir o paradeiro de uma menina que, a essa altura da vida, era uma anciã...

Emílio esteve a ponto de desistir do seu sonho de amor, mas a neta (Mafalda Carbonell) o encoraja a realizá-lo e a vencer todas as dificuldades.
Começa, então, uma romântica e doce aventura com um final inesperado...

 
Nair Lúcia de Britto
Enviado por Nair Lúcia de Britto em 20/01/2020
Reeditado em 20/01/2020
Código do texto: T6846426
Classificação de conteúdo: seguro