CANAAN episódio 6: ataque à Conferência Anti-terror

CANAAN episódio 6: ataque à Conferência Anti-terror
Miguel Carqueija

Mino continua atrás de conseguir uma boa reportagem sobre a vila na Caxemira que desapareceu e da qual seus habitantes, em tese mortos, estariam ainda vivos mas transformados em seres com habilidades especiais, os “borners”. Mas o convite para participar como repórter da conferência contra o terror em Xangai divide sua atenção, então ele delega este trabalho a Oosawa Maria. Mas é retardado pelo encontrao com Hakko, a “borner” de voz fatal, e que por isso permanece muda (e ao falar poucas palavras praticamente coloca Mino fora de combate) e seu amigo Santana. Aí vem a notícia do desastre que se verifica no prédio da conferência em Xangai: os Cobras atacaram com explosivos e também infiltraram o vírus UA no local. Maria é capturada e usada para atrair Canaan.
Antes que começasse o ataque terrorista, uma cena patética: ao discursar na abertura da conferência, o Presidente dos Estados Unidos dá uma de “hyppie” gritando “Paz e Amor!” e gesticulando de forma ridícula. Não sei porque essa cena, mas não é a primeira vez que vejo gozações com os norte-americanos em desenhos japoneses.


Resenha do episódio 6 (Paz e Amor) do seriado japonês de animação “Canaan” (Kanan). Estúdio PAWorks, 2009. Criação de Kinoto Nasu e Takashi Takeuchi com base em seu jogo “428: Shibuya scramble”. Direção: Masahiro Andõ. Produção: Hiroshi Kawamura, Jiro Ishii, Kei Fukura, Kenji Orikawa, Shigeru Saitõ, Yaswhi Õshima. Roteiro: Mari Okada. Música: Hikaru Nanase.
Elenco de dublagem original:

Canaan..................................Miyuki Sawashiro
Alphard al Sheya...................Maaya Sakamoto
Oosawa Maria.......................Yoshino Nanjo
Minoru Minorikawa (Mino)...Kenji Hamada
Siam.......................................Akio Õtsuka
Liang Qi..................................Rie Tanaka
Yunyun...................................Haruka Tomatsu
Cummings..............................Toru Okawa
Santana..................................Hiroaki Hirata
Hakko.....................................Mamiko Noto
Yuri Natsume.........................Junko Minagawa
Kenji Oosawa.........................Atsushi Ono
Jin (taxista).............................Joji Nakata


“Você era perfeita, "nee-san". A irmã em que eu me inspirava. A irmã que era tudo para mim. Mas você mudou. Você mudou por causa daquela mulher.”
(Alphard)

“Apenas faça o que você acha o certo.”
(Yuri Natsume para Canaan)

“Eu só não queria perder a Maria.”
(Canaan)


Este episódio repleto de cenas fortes e emocionantes terminará inconcluso, com Canaan chegando por uma passagem secreta ao interior do prédio da conferência, motivada a salvar Maria. Esta, mesmo amarrada é espancada por Liang Qi, a psicopata que trabalha para Alphard. A terrorista chega a ter um ataque histérico, tal o ódio que sente por Maria, mas Alphard a impede de matar a prisioneira antes que Canaan chegue. As verdadeiras intenções de Alphard, inclusive em relação a Canaan que é sua irmã de criação, permanecem obscuras.
Irmã contra irmã — este o tremendo drama da série, pois seus caminhos se separaram após Alphard matar Siam, o pai adotivo e mentor de ambas.

Rio de Janeiro, 22 de dezembro de 2019.


"Nee-san": irmã mais nova.

(na imagem, Alphard em primeiro plano e atrás, Canaan)