RETORNO DE SAILOR MOON episódio 15: rompimento

RETORNO DE SAILOR MOON episódio 15: rompimento
Miguel Carqueija

O misterioso aparecimento de Chibiusa (estranhamente chamada Ríni na dublagem) transtorna a vida de Usagi (Serena). Tendo se instalado na casa de Serena, hipnotizando toda a família com o guarda-chuva espiral no qual pode transformar sua bola mágica flutuante, Chibiusa visa localizar o cristal de prata. E continua mantendo segredo sobre sua origem, passando por ser prima de Serena. Ao mesmo tempo Mamoru Chiba (Darien na dublagem; esses nomes alterados passaram pela versão norte-americana e chgaram ao Brasil via versão mexicana) começa a ter visões estranhas e apocalípticas de uma cidade do futuro e uma destruição que parece atingir Sailor Moon. Ele acaba sendo levado a pensar que, se continuar namorando Serena, ela irá morrer. Muito a contragosto ele rompe o namoro com Sailor Moon, fingindo não mais amá-la.
A rigor isso me pareceu algo forçado, pois outra garota que não tivesse a bondade de Serena mandá-lo-ia às favas...


Resenha do episódio 61 – “Darien termina com Serena” (episódio 15 da segunda temporada, “Retorno de Sailor Moon”) – do seriado de tv “Bishoujo senshi Sailor Moon” ou “Pretty Guardian Sailor Moon” (A linda guardiã Sailor Moon) – Toei, Japão, 1993. Produção executiva: Iriyma Azuna. Produção e direção: Junichi Sato. Roteiro: Shigeru Yanagawa. Caracteres: Kazuko Tadano. Supervisão de Naoko Takeushi. Tema de abertura: Moonlight densetsu. Tema de encerramento: Otome no policy.

Usagi Tsukino (Serena, Sailor Moon).................Kae Araki
Tuxedo Kamen ou Tuxedo Mask (Darien, Mamoru Chiba)...........Toru Furuya
Luna....................................................................Keiko Han
Ami Mizuno (Sailor Mercúrio)..............................Aya Hisakawa
Makoto Kino (Sailor Júpiter)...................................Emi Shinohara
Artêmis..........................................Yasuhiro Takato
Shingo Tsukino...............................Chyoko Kawashima
Haruna Sakurada............................Chiyoko Kawashima
Gurio Umino.....................................Keiichi Nanba
Naru Osaka......................................Shino Kanikuma
Hino Rei (Sailor Marte)......................................Michie Tomizawa
Minako Aino (Sailor Vênus)...........Rika Fukami


“Todo mundo sabe que vocês dois são apaixonados há séculos!”
(Makoto Kino)

“Darien, acha que eu acredito nisso? Lembra do que aconteceu no passado? Você era o Príncipe Endymion e eu a Princesa Serena. Nós éramos namorados desde antes de anscermos.”
(Usagi Tsukino)


Mesmo o rompimento não impede Darien, na forma do Tuxedo Mask, de aparecer para ajudar Sailor Moon numa loja de cosméticos, onde servas de Rubeus, o agente da Lua Negra, haviam estabelecido um reduto. O mascarado de fraque até que utiliza uma ótima tática de luta, repelindo com sua bengala um ataque de feitiço, voltando-o contra a vilã. Mas o golpe final, como de hábito, é com Sailor Moon: o ataque místico do cetro lunar, que pulveriza demônios. Mesmo lutando junto com Sailor Moon ele não dá o braço a torcer e, mentindo, continua dizendo que não ama mais a Serena, e vai embora.
Até quando Serena aguentará isso?
A notar que neste capítulo acontece um cacoete infelizmente muito comum em desenhos: as ruas vazias, por onde só passam os personagens da trama. E num formigueiro humano como é Tóquio.
Quanto à empatia entre Mamoru Chiba (Darien) e Chibiusa, explica-se pelo fato de Darien ser o pai da menina no futuro, onde Sailor Moon será a mãe, mas ainda não sabem disso.

Rio de Janeiro, 18 de dezembro de 2019.