RETORNO DE SAILOR MOON episódio 14: a chegada misteriosa de Chibiusa

RETORNO DE SAILOR MOON episódio 14: a chegada misteriosa de Chibiusa
Miguel Carqueija

Aqui finalmente começa, já no décimo quarto episódio da segunda temporada, a verdadeira segunda temporada de Sailor Moon em seu seriado original, ou seja, a fase da Lua Negra, por corresponder ao segundo arco do mangá de Naoko Takeushi. O sucesso monstruoso da Princesa da Lua resultou numa produção apressada, por parte da Toei, da segunda temporada do animê e como a mangaká não houvesse aprontado os quadrinhos que são a base da saga, inventaram o arco dos dois alienígenas e sua árvore.
Este arco só existe neste primeiro seriado, pois a história fundamental do mangá segue da fase do Reino Escuro para a da Lua Negra, completando o passado com o futuro.
O grande começo é a desastrada e inusitada aparição de Chibiusa, uma misteriosa mas graciosa menina de uns oito anos, com largas marias-chiquinhas, que cai do céu literalmente, com sua “bola-lua” (espécie de artefato mágico) sobre Usagi Tsukino e Mamoru Chiba (Serena e Darien na dublagem brasileira, ou seja, Sailor Moon e Tuxedo Mask), declara ter vindo pegar o cristal de prata e ameaça Usagi com uma pistola de brinquedo. Ela declara chamar-se Chibiusa (Pequena Usagi) mas acaba fugindo depois de assustar Sailor Moon com a pistola que afinal só atirava borrachas de sucção.
Mas a situação se complica quando Serena chega em casa e descobre que Chibiusa está lá e iludiu todo mundo (exceto a gata Luna), através de algum tipo de hipnose. Com memórias falsas e fotos surgidas sabe-se lá como (na verdade, tudo arte da bola-lua) o pai, a mãe e o irmão caçula de Serena acham que Chibiusa é uma prima de Serena e Shingo, que perdeu os pais e veio morar com eles. Apesar do seu natural bondoso, Serena tem pequenos ataques de raiva ao ver que terá de aceitar a presença da intrusa em casa.


Resenha do episódio 60 – “A menina misteriosa que caiu do céu” (episódio 14 da segunda temporada, “Retorno de Sailor Moon”) – do seriado de tv “Bishoujo senshi Sailor Moon” ou “Pretty Guardian Sailor Moon” (A linda guardiã Sailor Moon) – Toei, Japão, 1993. Produção executiva: Iriyma Azuna. Produção e direção: Junichi Sato. Roteiro: Shigeru Yanagawa. Caracteres: Kazuko Tadano. Supervisão de Naoko Takeushi. Tema de abertura: Moonlight densetsu. Tema de encerramento: Otome no policy.

Usagi Tsukino (Serena, Sailor Moon).................Kae Araki
Tuxedo Kamen ou Tuxedo Mask (Darien, Mamoru Chiba)...........Toru Furuya
Luna....................................................................Keiko Han
Ami Mizuno (Sailor Mercúrio)..............................Aya Hisakawa
Makoto Kino (Sailor Júpiter)...................................Emi Shinohara
Artêmis..........................................Yasuhiro Takato
Shingo Tsukino...............................Chyoko Kawashima
Haruna Sakurada............................Chiyoko Kawashima
Gurio Umino.....................................Keiichi Nanba
Naru Osaka......................................Shino Kanikuma
Hino Rei (Sailor Marte)......................................Michie Tomizawa
Minako Aino (Sailor Vênus)...........Rika Fukami


“Me diz quem você é! De onde você veio? E por que está atrás do cristal de prata?”
(Sailor Moon para Chibiusa)

“Você é uma mulher malvada que ameaça uma criança!”
(Sailor Moon para Karnesai)

“Uma pequena Usagi. Se contasse a sua história eu te ajudaria!”
(Sailor Moon)


Uma terrível ameaça paira sobre Tóquio. Vindos do futuro, um homem e quatro mulheres, a bordo de um OVNI, chegam com a missão de se apoderarem do cristal de prata e eliminarem a menina, isto é, Chibiusa. Esta, sem se dar conta de que Usagi (Serena) é a Sailor Moon, acaba seguindo Usagi até o templo xintoísta do avô de Hino Rei (Sailor Marte). Acreditando que o cristal pode estar com as amigas de Serena, Chibiusa se disfarça como o avô de Rei (utilizando o poder da bola-lua) e mete um sonífero no chá das garotas, para colocá-las a dormir.
É antológica a cena (provavelmente odiada pelo pessoal politicamente correto) em que Usagi pega Chibiusa de jeito e lhe aplica quatro vigorosas palmadas que a fazem chorar. Mas logo surge Karnesai, uma das vilãs recém-chegadas, que usa uma roupa esquisita listrada de azul e se apresenta como uma das “quatro irmãs da perseguição” (na verdade acho que isso é invenção da dublagem; outra tradução fala nas “quatro irmãs da Lua Negra”). Ela afasta Usagi com seu poder lança-chamas mas quando cerca Chibiusa para matá-la Usagi, já transformada em Sailor Moon, surge para enfrentá-la em outra cena notável.
A fase da Lua Negra completa, por assim dizer, o arcabouço da saga de Sailor Moon, unindo o distante passado do Milênio de Prata com o longínquo futuro da Tóquio de Cristal. Sailor Moon ainda não sabe que aquela menina tão graciosa e esperta (ainda que temperamental) é a sua filha ainda não nascida, que veio do futuro e carrega com ela um grande mistério. Mas como que o instinto materno já se manifestou e a disposição da heroína em proteger Chibiusa já é a disposição da mãe que defende a sua cria, e a prova é que, contrariando seu hábito de apenas lutar com os poderes da luz pelo cristal de prata, pelo cetro e pela tiara, ela vai às vias de fato contra a vilã, que se retira com o rosto machucado.
Serena agora perdeu a má disposição contra Chibiusa e permite à menina dormir em sua cama, em harmonia. Serena olha ternamente a criança adormecida. E com as duas adormecidas, termina o episódio.

Rio de Janeiro, 24 de novembro de 2019.