Assim era Latigo

ASSIM ERA LATIGO
Miguel Carqueija

Resenha do faroeste “Support your local gunfighter” (Apoie o seu pistoleiro). Cherokee/Brigade Production, EUA, 1968. Produção: William Finnegam. Direção: Burt Kennedy. Fotografia: Harry Stradling, Jr. Música: Jeff Alexander. Roteiro: James Edward Grant. Título no Brasil: “Latigo, o pistoleiro”.
Elenco e personagens:
James Garner................................Latigo
Suzanne Pleshette.........................Patience
Jack Elam.......................................Jug
Harry Morgan................................Taylor
Joan Blondell.................................Jenny
Marie Windsor...............................Goldie
John Denner..................................Coronel Ames
Dub Taylor.....................................Doc Schultz
Kathleen Freeman.........................Mrs. Perkins
Chuck Connors...............................Swift Morgan



Este curioso faroeste dos anos 70 apresenta como atrativo principal o ator James Garner — especialista em “western” com humor, astro do seriado de tv “Maverick” — e a presença bastante cômica de Suzanne Pleshette como a explosiva e biruta “Patience” (Paciência).
Garner é Latigo, um malandro que desce clandestinamente do trem no povoado de Purgatório, para fugir da noiva. Lá procura ganhar a vida com jogo e malandragens mas logo é confundido com o famoso pistoleiro Swift Morgan, que teria sido chamado pelo chefe de um dos dois clãs que lutavam pela posse de uma mina.
Acontecem muitos lances engraçados ao longo da história. Afinal, embora de início deseje desfazer o boato em torno de Swift Morgan, Latigo enxerga na fraude uma chance de ganhar dinheiro; não querendo ele próprio passar pelo pistoleiro, inventa que seu novo amigo, o caipira careteiro Jug (Jack Elam) é o verdadeiro Swift Morgan. Mal sabendo usar uma arma, e vesgo ainda por cima, Jug usará a fama do atirador para se impor sem ter que usá-la.
São muito os quiproquós, inclusive os tiroteios da Patience, que espanta meia cidade mas não consegue acertar ninguém. E a situação se complica quando o verdadeiro Swift Morgan chega na cidade.
Não é uma obra-prima, porém diverte.

Rio de Janeiro, 26 de outubro de 2019.