JOKER - REMISSÃO E REVOLUÇÃO.

POR VALÉRIA GUERRA REITER.



Como poderemos entender o sistema? este conjunto de religações que eliminam (com certeza) o menos apto a ele.

Claro que existe um SISTEMA DESIGUAL E COMBINADO, e agora?

Há pastiches em toda parte tentando reproduzi-lo em nível artístico.
 

A vida sempre joga, e com isto você estará a mercê de ser o eterno perdedor; e os ganhadores estarão sempre com o mesmo discurso: contando a história de suas vitórias.

Joker, ou Coringa nos remete a piada, a brincadeira, uma etimologia que brinda e blinda mais um personagem.

Herói ou bandido? A escolha depende muito de seu status-quo, ou religião. Parece exagero, ou volúpia; um dogma, ou um paradigma... mas na realidade histórica eles são símbolos de anarquia; ou de revolução de um sistema vituperado.

 “Este palhaço é mui atípico”: muitos dirão; já outros apenas elogiarão o desempenho de Joaquin Phoenix, e outra gama - se embasbacará com tal prodígio por parte de um excelente ator (sem dúvida); contudo um ator que obviamente faz parte de este meandro contextual recheado de tendenciosidade.

Eu mesma como escritora, com livros publicados, e participações generais em muitas ANTOLOGIAS e similares experenciei e isto se faz mister em minha trajetória acadêmica (agir com base no empirismo) tal senso de observação me fez  enviar escritos para  Concursos Literários e obter resultados completamente diferentes: com o mesmo texto; vitórias e derrotas sob olhares por vezes invidianos.



 “Eles não dão a mínima para pessoas como você ou como eu” é o que diz Arthur Fleck a sua terapeuta, quando ele narra seu cotidiano e ela está apenas preocupada em lhe dar uma péssima notícia; a de que o SISTEMA cortará as verbas e condenará seres humanos portadores de problemas gravíssimos à indigência. E todos nós sabemos, ou deveríamos saber que a maioria dos "problemas" são planejados pelo senhor SISTEMA.

Como já mencionei em outros artigos, e devo frisar novamente é que a base da estrutura social é classista. DOMINADOS E DOMINANTES lado a lado, porém nunca misturados. O lucro vem de este tipo de “equilíbrio” e o compadrio faz parte de este ESQUEMA.

As asas de um aclamado homem-morcego estão respingadas do sangue inocente de uma criança ultrajada e traumatizada, assim como tantas crianças brasileiras que são estupradas e assassinadas todos os dias no Brasil. As pesquisas comprometidas com a veracidade gritam estes dados: “Foram registrados 66 mil casos de abuso sexual em 2018 no Brasil.”

Temos vilões fantasiados de mocinhos e obviamente esta inversão de valores leva inúmeros homens e mulheres a viver debaixo do jugo desumano e podre que veste os assassinos com seda pura, e golpeia a quem preza a humanidade.

Brasil e Gothan City o roteiro da vida real imitando a arte e vice-versa.


#LEIABRAZILEVIREBRASIL
 
Valéria Guerra
Enviado por Valéria Guerra em 29/10/2019
Reeditado em 03/12/2019
Código do texto: T6782565
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.