RETORNO DE SAILOR MOON episódio 12: a verdade oculta no apartamento

RETORNO DE SAILOR MOON episódio 12: a verdade oculta no apartamento
Miguel Carqueija

O “arco falso” montado pela Toei para dar prosseguimento, nos idos de 1993, ao seriado da Sailor Moon enquanto Naoko Takeushi não completava no mangá a verdadeira segunda fase (a da Lua Negra) está prestes a finalizar, graças a um artifício de enredo, quando Seijuno (Melissa na dublagem brasileira) e Natsumi, os dois alienígenas Ali e En que se encontram disfarçados na Terra, deixam de ir ao colégio por dias, sem uma verdadeira explicação. Aparentemente (é um dos detalhes menos bem explicados da série) a perda de energia da “árvore da escuridão” como chamavam a planta mística que haviam trazido (e que mantinham numa sala secreta do apartamento) os deixava inseguros para ir na escola, pois necessitavam dessa energia para sobreviver. Retirar energia vital de seres humanos já não estava dando certo. É nesse ponto que Ali indaga a En o que ela deveria saber: afinal o que era aquela árvore? Da qual ela julgava ter ouvido uma voz? Mas En sustenta que era apenas uma árvore que armazenava energia, apenas isso. A bisbilhotice de Serena, porém, preocupada com a ausência dos dois supostos irmãos na escola, precipitará os acontecimentos. Serena força visitas ao par, mesmo sendo destratada por Ali. Mas ela acaba descobrindo a presença de uma planta agressiva naquele apartamento. Agora, as outras sailors estão dispostas a investigar.


Resenha do episódio 58 – “O amor perdido” (episódio 12 da segunda temporada, “Retorno de Sailor Moon”) – do seriado de tv “Bishoujo senshi Sailor Moon” ou “Pretty Guardian Sailor Moon” (A linda guardiã Sailor Moon) – Toei, Japão, 1993. Produção executiva: Iriyma Azuna. Produção e direção: Junichi Sato. Roteiro: Shigeru Yanagawa. Caracteres: Kazuko Tadano. Supervisão de Naoko Takeushi. Tema de abertura: Moonlight densetsu. Tema de encerramento: Otome no policy.

Usagi Tsukino (Serena, Sailor Moon).................Kae Araki
Tuxedo Kamen ou Tuxedo Mask (Darien, Mamoru Chiba)...........Toru Furuya
Luna....................................................................Keiko Han
Ami Mizuno (Sailor Mercúrio)..............................Aya Hisakawa
Makoto Kino (Sailor Júpiter)...................................Emi Shinohara
Artêmis..........................................Yasuhiro Takato
En (Natsumi Ginga).........................Yumi Toma
Ali (Seijuno Ginga)..........................Hikaru Midorikawa
Shingo Tsukino...............................Chyoko Kawashima
Haruna Sakurada............................Chiyoko Kawashima
Gurio Umino.....................................Keiichi Nanba
Naru Osaka......................................Shino Kanikuma
Hino Rei (Sailor Marte)......................................Michie Tomizawa
Minako Aino (Sailor Vênus)...........Rika Fukami


“Parece que a Sailor Moon está ficando muito famosa.”
(Gurio Umino)


Há uma recorrência neste episódio, lembrando algo que aconteceu na primeira temporada, do Reino Escuro. Usagi (Serena) encontra com Mamoru (Darien) casualmente, quando ele se dirige por sua vez ao apartamento de Natsumi e Seijuno, igualmente preocupado com o sumiço dos dois mesmo não sendo colega de escola. Lá estão de novo os dois juntos mas Seijuno (a alienígena Ali, não esqueçam), sabedora que Serena possui uma forte energia e sem ligar para as consequências de tal ato, dá um jeito de trancá-la na sala secreta com a planta. O plano resulta desastroso porque a árvore arrebenta com tudo e se espalha pelo apartamento, ao tempo em que as outras sailors chegam ao local. Agora, finalmente, a verdade será conhecida.

Rio de Janeiro, 21 de outubro de 2019.