RETORNO DE SAILOR MOON episódio 10: Sailor Moon e Branca de Neve

RETORNO DE SAILOR MOON episódio 10: Sailor Moon e Branca de Neve
Miguel Carqueija

Este é um dos melhores episódios da sub-temporada de Ali e En, o casal de alienígenas que chegou na Terra com o objetivo de sugar energia dos humanos para alimentar sua misteriosa árvore mística. Dentro da segunda temporada do seriado dos anos 90, dividida em duas partes (esta e a da Lua Negra) o episódio 10 se destaca pelo humor que realmente faz rir, apesar da fraqueza do argumento. Tudo começa quando Mamoru Chiba organiza uma peça teatral sobre a história da Branca de Neve mas o grupo que ele organizara desfez-se em brigas. Então ele aceita a ajuda das cinco garotas que estão sempre juntas porque secretamente são as sailors ou guerreiras da Justiça. Nem Mamoru, que era o Tuxedo Mask, sabe mais disso, pois perdeu a memória de tais fatos no final da temporada anterior. Como Serena não conseguiu que ele se recordasse, gosta de estar perto dele. Porém Melissa, que é a Ali disfarçada em aluna na mesma escola e turma de Serena, interessada no Mamoru (que vai fazer o papel do Príncipe) dá um jeito de ser escolhida para fazer a Branca de Neve e assim receber beijos do rapaz até nos ensaios. En, que recusa a participar da peça, e que secretamente gosta de Serena (não obstante serem En e Ali um casal que se finge de irmãos), resolve sabotar a peça mandando um de seus demônios de carta de baralho (naipes) para o teatro afim de se apoderar das energias humanas.


Resenha do episódio 56 – “A operação Branca de Neve de Ali” (episódio 10 da segunda temporada, “Retorno de Sailor Moon”) – do seriado de tv “Bishoujo senshi Sailor Moon” ou “Pretty Guardian Sailor Moon” (A linda guardiã Sailor Moon) – Toei, Japão, 1993. Produção executiva: Iriyma Azuna. Produção e direção: Junichi Sato. Roteiro: Shigeru Yanagawa. Caracteres: Kazuko Tadano. Supervisão de Naoko Takeushi. Tema de abertura: Moonlight densetsu. Tema de encerramento: Otome no policy.

Usagi Tsukino (Serena, Sailor Moon).................Kae Araki
Tuxedo Kamen ou Tuxedo Mask (Darien, Mamoru Chiba)...........Toru Furuya
Luna....................................................................Keiko Han
Ami Mizuno (Sailor Mercúrio)..............................Aya Hisakawa
Makoto Kino (Sailor Júpiter)...................................Emi Shinohara
Artêmis..........................................Yasuhiro Takato
En (Natsumi Ginga).........................Yumi Toma
Ali (Seijuno Ginga)..........................Hikaru Midorikawa
Shingo Tsukino...............................Chyoko Kawashima
Haruna Sakurada............................Chiyoko Kawashima
Gurio Umino.....................................Keiichi Nanba
Naru Osaka......................................Shino Kanikuma
Hino Rei (Sailor Marte)......................................Michie Tomizawa
Minako Aino (Sailor Vênus)...........Rika Fukami


“Afinal, a peça é da Branca de Neve ou da Sailor Moon?”
(Shingo Tsukino)

“A lenda da máscara do passado: eu sou a última sailor guerreira.”
(Minako Aino, a Sailor Vênus)


Muitas coisas engraçadas ocorrem nesta sequência, como o egoísmo infantil das cinco garotas, cada uma querendo ser a Branca de Neve, elas que quando estão salvando o mundo são tão altruístas. Mas são passadas para trás pela Melissa com o jogo dos papeizinhos esticados, pois ela preparara tudo para que o seu papel sorteado a favorecesse; pior, Usagi (Serena) ficou com o papel da rainha-bruxa.
Naru e Umino também participaram, mas em vez de anões os dois e Ami, Makoto, Minako e Rei vestiram-se com trajes de animais. Aliás não tiveram sete para os sete anões, ninguém cogitou nos demais colegas da Usagi.
Esta, usualmente tão gentil, fica morta de ciúme da Melissa, somente se aplacando quando suas amigas observam como Melissa era solitária na escola, não tinha amigos, devia ser muito carente. Ao vê-la entrando para rezar no templo xintoísta do avô de Rei, Serena se aplaca. Mas ela não imagina os segredos que Melissa esconde.
O lance mais engraçado ocorre quando a peça é interrompida pelo Pierrô, a “yuma” (demônio do folclore japonês) enviada por En. Quando durante a confusão estabelecida as cinco guerreiras surgem (e ninguém viu as transformações) o Shingo, irmão de Usagi, pergunta pateticamente se a peça era de Branca de Neve ou de Sailor Moon. O episódio passa batido o que poderia ter acontecido após a eliminação sumária do intruso pelas sailors, como é que elas reapareceriam como garotas normais sem que desse na vista, mas o caráter infantil do episódio (que não domina em toda a série) pula esse detalhe, um mero detalhe...

Rio de Janeiro, 12 de setembro de 2019.