Alice resolve o quebra-cabeças

ALICE RESOLVE O QUEBRA-CABEÇAS
Miguel Carqueija

No original, “Alice solves the puzzle”. Produzido em 1925, este curioso desenho animado, bem criativo para a época, foi dirigido e co-produzido por Walt Disney, então associado a Margaret J. Winkler, que se notabilizou como a primeira mulher produtora e distribuidora cinematográfica. Pertence à série de animações com a personagem Alice, que neste episódio já é vivida não por Virginia Davis mas por Margie Gay. Eram animações misturadas com imagens reais, no caso só da menina-atriz.
O gato Julio, ou Julius, grande amigo da Alice, chama-a para nadar quando a garota estava tentando resolver um quebra-cabeça. Interrompendo a distração ela vai nadar e aí vira também uma figura de animação, voltando depois à imagem real.
Detalhe histórico: é nesta curta-metragem em preto-e-branco e muda que pela primeira vez aparece o personagem hoje conhecido no Brasil como João Bafodeonça, o grande inimigo do Mickey (que só iria aparecer em 1928). Mas aqui ele é um urso (depois virou gato) e conhecido como Bootleg Pete, depois passou a ser Peg-Leg Pete, isso é claro no original inglês (bootleg quer dizer qualquer coisa como ilegal, criminoso; peg-leg é referência à perna de pau).
Pete, no episódio colecionador de revistas raras, quer se apossar da revista de palavras cruzadas de Alice, originando uma perseguição na qual Julius irá intervir para defender a menina.
Detalhe original: a solução do enigma, que só aparece na última cena, é a expressão “The end”.
O desenho é despojado, sem maiores pretensões, mas já mostra a criatividade de Walt Disney e sua então pequena equipe.
Produção de Walt Disney Animation Studios, com co-produção e distribuição de W.J. Winkler (Imagens de Winkler) e direção de Walt Disney. Na equipe de animação: Hugh Harman, Rudolf Ising, Ub Iwerks e Carman Maxwell. Duração: 7 minutos.

Rio de Janeiro, 3 de setembro de 2019.