RETORNO DE SAILOR MOON episódio 8: o festival de Rei
Miguel Carqueija

Este é um episódio em banho-maria da série original de Sailor Moon (anos 90) no sentido de que nada acontece que modifique a situação surgida no início da segunda temporada, ou seja o capítulo 47 (ou 1º da segunda temporada). Os alienígenas En e Ali, infiltrados no colégio onde estudam Serena, Ami e Makoto, continuam buscando locais e ambientes onde possam se apossar da energia de seres humanos com a utilização de seus “naipes” ou yumas (espécie de demônios) que fazem sair de cartas de baralho, para que com essa energia possam alimentar sua árvore trazida através do Cosmos e guardada em dimensão anexa ao apartamento onde vivem.
(Se eu fosse a Naoko Takeushi não teria autorizado esse arco na tv japonesa, pois não segue o mangá e está repleto de inverossimilhança, situações forçadas. Consta que Naoko demorou a elaborar a segunda temporada no mangá, ou seja nos quadrinhos, então a Toei, para aproveitar o sucesso inesperado e cada vez maior de Sailor Moon, inventou esse arco dos dois etês para ligar a primeira temporada à verdadeira segunda, a da Lua Negra, que é a que segue, no mangá, à do Reino Escuro; portanto para que a série de tv não ficasse parada.)


Resenha do episódio 54 – “A canção de Rei” (episódio 8 da segunda temporada, “Retorno de Sailor Moon”) – do seriado de tv “Bishoujo senshi Sailor Moon” ou “Pretty Guardian Sailor Moon” (A linda guardiã Sailor Moon) – Toei, Japão, 1993. Produção executiva: Iriyma Azuna. Produção e direção: Junichi Sato. Roteiro: Shigeru Yanagawa. Caracteres: Kazuko Tadano. Supervisão de Naoko Takeushi. Tema de abertura: Moonlight densetsu. Tema de encerramento: Otome no policy.

Usagi Tsukino (Serena, Sailor Moon).................Kae Araki
Tuxedo Kamen ou Tuxedo Mask (Darien, Mamoru Chiba)...........Toru Furuya
Luna....................................................................Keiko Han
Ami Mizuno (Sailor Mercúrio)..............................Aya Hisakawa
Makoto Kino (Sailor Júpiter)...................................Emi Shinohara
Artêmis..........................................Yasuhiro Takato
En (Natsumi Ginga).........................Yumi Toma
Ali (Seijuno Ginga)..........................Hikaru Midorikawa
Shingo Tsukino...............................Chyoko Kawashima
Haruna Sakurada............................Chiyoko Kawashima
Gurio Umino.....................................Keiichi Nanba
Naru Osaka......................................Shino Kanikuma
Hino Rei (Sailor Marte)......................................Michie Tomizawa
Minako Aino (Sailor Vênus)...........Rika Fukami


“Mantenham seus corações iluminados.”
(Cavaleiro do Luar)


Desta vez o alvo é o festival de música organizado pela Sailor Marte, Rei Hino, no templo xintoísta de seu avô baixinho e meio doido, o Templo Hikawa. Rei é mostrada como a garota séria que ela é: como escreveu canções a duras penas para que ela própria as interpretasse e como, com mau humor e tudo, é adorada pelas garotas que a ajudam nos preparativos. É previsível que a yuma, esta em forma de uma agressiva sereia, vai aparecer para sugar energia, fazendo o público em peso desmaiar; que as sailors passarão por nova batalha; e o misterioso Cavaleiro do Luar (na dublagem, que nessa fase ficou muito ruim, é chamado Cavaleiro da Lua mas o certo é Luar) vai interferir surgindo sempre com sua roupa árabe e seu punhal.
Sailor Moon está muito longe de suas melhores performances, mas Sailor Marte, indignada com a interrupção de seu festival, é a heroína do dia.

Rio de Janeiro, 31 de julho de 2019.

Imagens da Sailor Marte, a Guerreira do Fogo.