PRECISAMOS FALAR SOBRE O KEVIN (2012)

PRECISAMOS FALAR SOBRE O KEVIN é, com certeza, uma das produções mais perturbadoras que eu já assisti. É um filme tenso, impactante e infelizmente atual, principalmente para nós brasileiros, já que passamos, recentemente, por um massacre ocorrido em 13 de março desse ano, na escola Raul Brasil, na cidade de Suzano, Estado de São Paulo, quando sete adolescentes tiveram suas vidas barbaramente ceifadas e onze ficaram feridos.

Baseado no livro homônimo da escritora Lionel Shriver, O filme conta a história de Eva, interpretada por Tilda Swinton, que vive sendo maltratada nas ruas, tendo o seu carro e sua casa pintados de vermelho pela vizinhança. Ela tenta recomeçar sua vida, arranjando um novo emprego. Passa seus dias temerosa e evitando as pessoas. O motivo dessa situação é um acontecimento terrível de seu passado, da época de quando era casada. Com dois filhos, Eva tem um relacionamento complicado com seu primogênito Kevin, desde que este era um bebê. O tempo vai passando e a situação só se agrava. Apesar de conhecer o filho muito bem, Eva jamais imaginaria que ele seria capaz de fazer o que fez.

PRECISAMOS FALAR SOBRE O KEVIN levanta questões em relação ao que leva um adolescente a se tornar um assassino. No caso de Kevin, seria porque ele foi fruto de uma gravidez indesejada? Alguns especialistas afirmam que o bebê pode perceber, no útero, a contrariedade da mãe com relação à gestação. Seria essa a causa da personalidade assassina de Kevin? Teria uma depressão pós-parto de Eva afetado o vínculo mãe-filho, a ponto de tornar Kevin um adolescente hiper problemático? Ou a causa seria os videogames extremamente violentos jogados pelo garoto? E se não foi nada disso? E se simplesmente Kevin nasceu assim: com um instinto cruel e assassino? O filme não apresenta uma resposta clara, deixando ao espectador espaço para suas considerações. A direção de Lynne Ramsay é segura, corajosa e sensível. Durante todo o filme ela brinca com a cor vermelha, como que para avisar ao público que uma tragédia está para acontecer. Além da atuação magistral de Tilda Swinton, têm as atuações impressionantes de Jasper Newiel e Ezra Miller, interpretando Kevin-criança e Kevin-adolescente, respectivamente. O ódio e desprezo no olhar de ambos é quase palpável. Enfim, é um filme perfeito e que aborda um tema relevante e que precisa ser discutido. Assista e reflita.

Bia Borges
Enviado por Bia Borges em 24/07/2019
Código do texto: T6703848
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.