Resenha Dos Filmes Tropa De Elite 1 E 2

Tropa de Elite 1

O filme apresenta a policia militar convencional do Rio e Janeiro tomada pela corrupção. Dinheiro vindo do jogo do bicho ou das propinas que ganham pela venda de armas aos traficantes. Mas mostra o BOPE, a Tropa de Elite da Polícia Militar, que faz parte dela, mas que na prática é completamente diferente. O BOPE foi criado para intervir quando a Polícia convencional, não consegue dar conta do serviço. No filme, a missão da Tropa de Elite é a de dar segurança ao Papa na sua visita ao Rio de Janeiro. O personagem principal do filme é o capitão Nascimento, interpretado pelo ator Wagner Moura. Policial honesto que quer deixar a Tropa de Elite e quer encontrar um substituto a sua altura, para poder ficar ao lado da família e do seu filho recém-nascido. Capitão Nascimento é um policial dedicado integralmente a sua função e em virtude do seu trabalho vive estressado.

Capitão Nascimento coordena o curso de formação do BOPE e entre os novos alunos estão Matias e Neto, dois policiais militares, honestos e corajosos.

O curso de formação do BOPE prepara policiais para a guerra, sendo mais bem preparados que os integrantes do exército de Israel. Curso bastante rigoroso e com elevada carga de pressão para formar seus soldados. O filme mostra a classe média, representada por estudantes universitários que fazem trabalhos em ONG’s nas favelas. Eles criticam a violência policial, mas, realizam o consumo e o tráfico de drogas nas festas estudantis e na universidade, favorecendo a violência que eles mesmos criticam.

Tropa de Elite 2

10 anos depois do primeiro filme, inicia o segundo. Em uma divisão do BOPE, comandada agora pelo General Nascimento e tendo como Capitão, André Matias, se envolve em uma rebelião no presídio de Bangu 1. Um professor de história, de nome, Fraga, representante dos Direitos Humanos e membro de uma ONG, é chamado para tentar acalmar os rebeldes e acabar com a rebelião. Ficando refém dos rebeldes. O BOPE invade e mata o chefe da rebelião e causa uma polêmica em função da presença do representante da ONG. Essa polêmica causa uma repercussão mundial e causa a expulsão do Capitão Matias do BOPE e o Coronel Nascimento, visto como herói pela população nessa rebelião de Bangu 1 é nomeado para o cargo de Subsecretário de Inteligência da Secretaria Estadual de Segurança Pública do Rio de Janeiro.

Como Secretario, Nascimento melhora o BOPE, aumento o número de policiais, moderniza equipamentos. Auxilia no combate ao tráfico de drogas e consegue diminuir as atividades dos traficantes nas favelas do Rio de Janeiro. Nascimento está separado de sua mulher com quem teve seu filho, hoje adolescente que reclama que seu pai não permanece ao seu lado por causa do trabalho. Um policial militar corrupto sai perdendo nessa nova “limpeza” do novo Subsecretário porque seu dinheiro deixa de vir dos traficantes e começa a controlar pessoalmente a comunidade. Essa organização controlada é denominada “milícia” que são que organizações criminais. Conseguir o apoio das comunidades significa votos em eleições. Para se beneficiar disso, se junta ao policial corrupto, o Governador do Rio de Janeiro, um Deputado Estadual e o Secretário de Segurança Pública. Eles inventam a invasão em uma comunidade com enorme número de eleitores potenciais. Eles conseguem roubar armas da delegacia de polícia dessa comunidade e jogam a culpa nos traficantes. O Deputado cobra providências da Segurança. Nascimento recebe a ordem do Governador do estado para invadir a comunidade, expulsar os traficantes e encontrar as armas roubadas. Mas Nascimento se opõe à operação, por não ter encontrado, dentre as escutas telefônicas instaladas.

Vinicius Moratta
Enviado por Vinicius Moratta em 12/07/2019
Código do texto: T6694605
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.