Resenha Do Filme Tropa De Elite 2

Tropa de Elite 2 é um filme que se mostra o capitão Nascimento após treze anos do primeiro filme, separado da esposa. Esta se casa com Freitas, ativista de direitos humanos e grande rival do Coronel no início do filme.

No início do filme mostra uma rebelião ocorrida em Bangu I, onde um policial entrega armas e chaves para alguns presos. Estes invadem e saem matando seus inimigos de outras celas, além de manter dois funcionários do presídio reféns.

Freitas, um defensor dos direitos humanos, vai ao presídio para negociar o fim da rebelião. Fica evidente no filme que ele representa os ativistas de esquerda, porém um dos soldados do Coronel desobedece as ordens e mata o líder da rebelião.

Por esse motivo Nascimento é exonerado do cargo, mas se torna subsecretário de segurança pública do Rio de Janeiro. Começando a combater todo o sistema, melhorando as condições de trabalho do BOPE, o que a princípio parece uma coisa boa. Porém a situação muda de figura quando as milícias decidem posse das favelas e comandá- las.

A relação é conturbada que Nascimento tem com o filho, mostrando as dificuldades apesar de impor respeito aos seus subordinados. A imprensa tem um papel fundamental durante o desenrolar da história. Mostrando a capacidade de favorecer determinados interesses no caso do apresentador televisivo que estimula através de seus discursos muitas vezes cômicos a ação das milícias. Existe o jornalismo investigativo que busca descobrir os reais comandantes das milícias, que no caso do filme é representado pela jornalista e pelo câmera que perdem a vida após descobrirem provas que poderiam revelar o envolvimento direto do governador com as milícias do Rio de Janeiro. O filme traz uma forte crítica contra as políticas de segurança pública. Durante uma das cenas do filme é decidido invadir uma favela para recuperar armas supostamente roubadas pelos traficantes, porém não existem provas concretas. A invasão para recuperar as armas seria na verdade seria uma desculpa para estabelecer o domínio da milícia em mais uma favela. Fica claro a conivência entre os responsáveis pela segurança pública e o governador, em uma cena que ocorre um churrasco. Os meios não importam desde que tragam votos, tanto faz ser um trabalhador honesto ou não.

Durante a cena da invasão da favela fica evidente que todos aqueles que ficam no caminho dos interesses da milícia são mortos, quando um dos oficiais do BOPE exige que um dos policiais corruptos lhe dê explicações sobre os reais motivos da invasão e acaba morto. Após descobrir como todo o sistema funciona, Nascimento tenta proteger a sua família. O seu filho é baleado. Inconformado Nascimento vai em busca de um dos “chefões” do sistema e despeja todo o seu ódio agredindo o ele. Nos momentos finais do filme o Capitão é expulso da polícia militar, mas decide “jogar no ventilador” toda a sujeira na CPI que investiga as milícias. Através de seu depoimento consegue prender muita gente e ocorre um banho de sangue com a “queima de arquivo”. Apesar disso o governador e seus coligados se safam e apenas mudam a liderança das milícias.

O filme relata uma realidade da sociedade brasileira, em especial do Rio de Janeiro, que envolve os diversos setores como o político e o de segurança. Apesar de se tratar de um filme de ficção aborda fatos que ocorreram na realidade como envolvimento e morte de jornalistas, rebeliões e esquemas de corrupção que apesar de serem desmascarados ainda continuam crescendo no Brasil.

Vinicius Moratta
Enviado por Vinicius Moratta em 12/07/2019
Reeditado em 12/07/2019
Código do texto: T6694596
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.