O RETRATO DE DORIAN GRAY
(Doryan Gray - Reino Unido – 2009)
Nair Lúcia de Britto


O Retrato de Dorian Gray, filme dirigido por Oliver Parker, com roteiro de Toby Finlay, foi inspirado no livro de Oscar Wilde; naturalmente com recursos pertinentes ao cinema. Vale lembrar que a obra literária do autor do livro tem um texto primoroso e riquíssimo; sendo considerada em todo mundo uma obra-prima.  

Os questionamentos filosóficos; as críticas sobre a hipocrisia, à desigualdade social, à falsa moral da era vitoriana da Inglaterra e toda riqueza literária produzida pelo famoso escritor estão em sua obra.
Em sua segunda versão para o cinema (a primeira foi em 1945), Dorian Gray (Ben Barnes) é um aristocrata inglês, do século XIX.

Ele é um ingênuo e inocente rapaz quando chega a Londres para tomar posse da herança deixada por seu avô. Então, conhece Basil (Ben Chaplin): artista e homem de bons princípios que não só pinta com perfeição a bela imagem bela do jovem, como também torna-se seu amigo.


Mas é Lord Henry Wotton (Colin Firth), o falso amigo, quem apresenta Dorian Gray  à alta sociedade inglesa e o incentiva a vivenciar todos os prazeres mundanos por ela proporcionados. Também convence Dorian a trocar sua alma pela beleza eterna; de forma que apenas a imagem do retrato, pintado por Basil, sofra as consequências desastrosas ocasionadas pelo tempo e pelos seus pecados.

Fascinado pela glória de perpetuar sua beleza e pelos prazeres que Henry lhe ensina, Dorian passa a seguir seus conselhos desastrosos. Separa-se de Sybil (Rachel Hurd-Wood), moça de alma pura pela qual se apaixonara, e despreza os avisos prudentes de Basil.

Os sentimentos e atitudes de Dorian vão se deteriorando e ele passa a ter uma vida cada vez mais promíscua. Seus bons sentimentos vão se convertendo em lascívia e maldade. E quanto mais ele se afunda na lama, mais a imagem do retrato (que representa sua alma) torna-se feia; até transformar-se numa figura monstruosa.

Mas um amor inesperado e grandioso de repente o ilumina. Então, ele toma consciência de todos os seus atos de maldade e de loucura dos quais se envergonha. Ao mesmo tempo, aprende a grande diferença que existe entre o prazer e a felicidade.

 
Nair Lúcia de Britto
Enviado por Nair Lúcia de Britto em 02/07/2019
Código do texto: T6687041
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.