INUYASHA episódio 36: surge o homem-lobo

INUYASHA episódio 36: surge o homem-lobo
Miguel Carqueija

Novos personagens surgem neste episódio, sendo o mais importante Kouga, o yoroukori, um tipo de youkai que tem uma natureza de lobo e anda com lobos, mas assume uma forma humana. Kouga lidera uma tribo das montanhas que vive em guerra com uns youkais meio pássaros meio humanos, os gorubaku, e tanto Kouga como o líder dos inimigos possuem fragmentos da Joia de Quatro Almas, as “shikon no kakera”. Como recorda quem assistiu os primeiros episódios, a pedra foi estilhaçada acidentalmente pela flecha de Kagome e os fragmentos se dispersaram magicamente por vastas regiões do Japão.
Mas quando Kouga confronta Inuyasha, por conta de uma matança realizada pelos lobos, apesar de sua grande velocidade (garantida pelos fragmentos em suas pernas) ele recua quando Inuyasha está para usar o poder da katana Tessaiga, a “kaze no kizu” ou ferida do vento. Kouga instintivamente percebe o perigo da arma do hannyou (meio-youkai) mas ao mesmo tempo descobre que Kagome pode enxergar os pedaços ocultos da pedra. Então, usando os lobos para distrair Inuyasha, Miroku e Sango, ele consegue sequestrar Kagome, a quem rpetende usar como localizadora de fragmentos da joia. Mas ao se ver com Shippou no reduto dos lobos e yourous ou homens-lobos, Kagome começa a impor sua personalidade.


Resenha do episódio 36 — “Kagome é raptada por Kouga, o yourou” — do seriado japonês de animação “Inuyasha”. Estúdio Sunrise, Japão, 2000 a 2004. Direção de Masashi Ikeda e Yasunao Aoki, com base no mangá homônimo de Rumiko Takahashi, lançado na revista Weekly Shonen Sunday e depois em tankobon (volumes completos) pela editora Shogakukan (1996 a 2008).

Elenco original de dublagem

Kagome Higurashi.............................................Satsuki Yukino
Inuyasha............................................................Kappei Yamaguchi
Myouga..............................................................Kenichi Ogata
Shippou..............................................................Kumiko Watanabe
Kikyou................................................................Noriko Hidaka
Kaede.................................................................Hisako Kyoda
Avô de Kagome..................................................Ginzo Matsuo (depois Katsumi Suzuki)
Mãe de Kagome.................................................Asako Dodo
Sota Hugurashi...................................................Akiko Nakagawa
Miroku...............................................................Koji Tsujitani
Sesshoumaru.....................................................Ken Narita
Naraku...............................................................Toshiyuki Morikawa
Sango.................................................................Houko Kuwashima


“Por que tudo o que fizemos ultimamente é cavar sepulturas?”
(Miroku)

“O poder da shikon tem sede de sangue.”
(Miroku)


Enquanto Inuyasha, Miroku, Sango e Kirara buscam alcançar o reduto dos lobos na montanha, Kagome descobre a existência dos pássaros-monstros e Kouga explica que, antes, podiam combatê-los com vantagem, mas agora um deles arranjara uma “shikon no kakera” o que lhe dava pdoeres extras. E agora muitos lobos vinham sendo exterminados. Percebendo que Kouga não é de todo mau, Kagome resolve ajudá-lo com a condição de deixar Shippou vivo.
Este episódio termina inconcluso mas percebe-se a importância de Kouga para o futuro da série. Poderoso a seu modo e, a seu modo, temperamental como Inuyasha, o relacionamento entre os dois será extremamente difícil...
“Inuyasha” é uma série de grande riqueza no leque de personagens, há muitos personagens importantes dentro da trama. Alguns somem durante algum tempo e depois reaparecem. O eixo é claro está em Inuyasha e Kagome, com os protagonistas que se juntaram ao par: Miroku, Sango, Shippou e a gata-youkai Kirara. E a trama vai se complicando com o avançar do seriado.

Rio de Janeiro, 14 de junho de 2019.