RETORNO DE SAILOR MOON episódio 6: Moon e Vênus atuam juntas

RETORNO DE SAILOR MOON episódio 6: Moon e Vênus atuam juntas
Miguel Carqueija

Neste sub-arco atípico que não deveria existir (não existe no mangá original e só foi criado para a série de animação porque Naoko Takeushi ainda não havia aprontado a segunda temporada nos quadrinhos; o resultado foi desastroso) o sexto episódio possui alguns elementos de interesse, abstraindo o caráter forçado do enredo. Aqui Minako Aino, a Sailor Vênus, aparece com bastante destaque, adquirindo um novo poder místico, a “cascata de Vênus”, uma profusão de luz que envolve e aprisiona o monstro do dia, dando a chance para Sailor Moon de aplicar o golpe de misericórdia, a espiral energética de seu cetro lunar.


Resenha do episódio 52 – “Crise no jardim de infância” (episódio 6 da segunda temporada, “Retorno de Sailor Moon”) – do seriado de tv “Bishoujo senshi Sailor Moon” ou “Pretty Guardian Sailor Moon” (A linda guardiã Sailor Moon) – Toei, Japão, 1993. Produção executiva: Iriyma Azuna. Produção e direção: Junichi Sato. Roteiro: Shigeru Yanagawa. Caracteres: Kazuko Tadano. Supervisão de Naoko Takeushi. Tema de abertura: Moonlight densetsu. Tema de encerramento: Otome no policy.

Usagi Tsukino (Serena, Sailor Moon).................Kae Araki
Tuxedo Kamen ou Tuxedo Mask (Darien, Mamoru Chiba)...........Toru Furuya
Luna....................................................................Keiko Han
Ami Mizuno (Sailor Mercúrio)..............................Aya Hisakawa
Makoto Kino (Sailor Júpiter)...................................Emi Shinohara
Artêmis..........................................Yasuhiro Takato
En (Natsumi Ginga).........................Yumi Toma
Ali (Seijuno Ginga)..........................Hikaru Midorikawa
Shingo Tsukino...............................Chyoko Kawashima
Haruna Sakurada............................Chiyoko Kawashima
Gurio Umino.....................................Keiichi Nanba
Naru Osaka......................................Shino Kanikuma
Hino Rei (Sailor Marte)......................................Michie Tomizawa
Minako Aino (Sailor Vênus)...........Rika Fukami


“Acho que ela tem poderes que nem ela sabe.”
(Artêmis)

“Acreditar é o mais importante na vida.”
(Minako Aino, a Sailor Vênus)


Neste episódio o casal de alienígenas En e Ali continua buscando captar a energia dos seres humanos enviando um dos seus demônios de carta de baralho para executar a missão o que, diga-se de passagem, é feito da maneira mais desastrada possível, na vida real as autoridades, a mídia e a opinião pública perceberiam. Enquanto isso Minako conhece uma garota de jardim de infância que sofre zombaria dos colegas porque somente ela acredita na existência de Sailor Moon. Minako se interessa em despertar a crença nas crianças e até, porque elas são seres místicos, isso tem alguma mensagem religiosa. E Minako aproveita para lembrar que não só Sailor Moon, mas Sailor Vênus (que é ela própria) também existe.
Quando as duas socorrem as crianças quando o ônibus escolar é atacado pelo monstro, o novo poder de Vênus surgirá na hora certa para fazer a diferença. Apesar dos detalhes inverossímeis do episódio vale a valorização da fé, simbolizada nas duas sailors que são guerreiras da luz.

Rio de Janeiro, 7 de maio de 2019.