INUYASHA episódio 35: surge Rin

INUYASHA episódio 35: surge Rin
Miguel Carqueija

Novos personagens se aprestam no vasto e complexo seriado “Inuyasha” e é interessante que são muitos personagens importantes. Agora virá o youkai dos lobos, Kouga, mas antes define-se a participação da pequena e inofensiva Rin. Em sua obstinação para matar Inuyasha, a quem não perdoa por ter herdado a poderosa espada Tessaiga (mas que ainda não aprendeu de todo a usar) Sesshoumaru acaba por ser novamente derrotado quando o hannyou consegue pela segunda vez lançar a “kaze no kizu” ou ferida do vento, que é um golpe mágico da Tessaiga aplicado cortando o vento das energias lançadas pelos adversários. Protegido pela sua própria espada Tenseiga, que evita a morte (Sesshoumaru a despreza porque é incapaz de matar) o meio-irmão de Inuyasha desaparece, e acaba prostrado a alguma distância, na floresta. Nesse ponto uma menina órfã e maltratada pelos aldeões de sua aldeia, Rin, encontrando-o procura cuidar dele a troco de nada. Sesshoumaru até faz pouco dela e declara não lhe agrada a comida dos humanos que a pequena lhe oferece. Mas, alguma coisa tocou o coração do cruel e poderoso youkai. Quando ele se sente melhor e se ergue, e reencontra seu servo “kappa” Jenkai (o capacho) sente um cheiro de sangue e lobos. Acaba encontrando o cadáver de Rin, morta por dentadas de lobos. Segurando sua Tenseiga, que por desprezo ele ainda pouco conhecia, Sesshoumaru enxerga os “coletores de almas” e volta de Rin (seres que levam os mortos para o além, provavelmente uma crença xintoísta). Ele resolve testar o poder da Tenseiga e num golpe desbarata os coletores e Rin se reanima. Ele a ergue um pouco do chão, ajuda-a a levantar e, ignorando o espanto de Jaken (ter salvo uma pessoa humana!) vai embora murmurando sobre a Tenseiga: “Você me fez salvar um ser humano”. Como a justificar para si próprio que nada mais fizera senão verificar o poder da espada. No fundo porém ele sentia afeto pela menina humana, por ter tentado cuidar dele.


Resenha do episódio 35 — “O verdadeiro mestre da honorável katana” — do seriado japonês de animação “Inuyasha”. Estúdio Sunrise, Japão, 2000 a 2004. Direção de Masashi Ikeda e Yasunao Aoki, com base no mangá homônimo de Rumiko Takahashi, lançado na revista Weekly Shonen Sunday e depois em tankobon (volumes completos) pela editora Shogakukan (1996 a 2008).

Elenco original de dublagem

Kagome Higurashi.............................................Satsuki Yukino
Inuyasha............................................................Kappei Yamaguchi
Myouga..............................................................Kenichi Ogata
Shippou..............................................................Kumiko Watanabe
Kikyou................................................................Noriko Hidaka
Kaede.................................................................Hisako Kyoda
Avô de Kagome..................................................Ginzo Matsuo (depois Katsumi Suzuki)
Mãe de Kagome.................................................Asako Dodo
Sota Hugurashi...................................................Akiko Nakagawa
Miroku...............................................................Koji Tsujitani
Sesshoumaru.....................................................Ken Narita
Naraku...............................................................Toshiyuki Morikawa
Sango.................................................................Houko Kuwashima


“Sempre deixo de lado as coisas que quero dizer.”
(da canção-tema de abertura deste episódio em diante)


O importante neste episódio é a primeira aparição de um novo e estranho inimigo de Inuyasha, ou seja, o youkai que chefia uma alcateia de perigosos lobos e traz no corpo diversos fragmentos da “jia de quatro almas”. Além disso o ferreiro youkai Toutousai, que lança fogo pela boca para afiar as espadas, procura dar explicações ao grupo de heróis (ou seja, além de Inuyasha, Shippou, Sango, Miroku e Kagome) sobre as qualidades da Tessaiga e o problema de Inuyasha ainda não saber controlá-la. Quanto a Rin, ao ver Sesshoumaru se afastar ela o segue decididamente, afinal não tinha mais para onde ir. Embora Sesshoumaru seja caladão e evite ao máximo demonstrar sentimentos (inclusive por auto-defesa) esse lance revela que ele possu alguns sentimentos. Ele não mandará a menina embora.

Rio de Janeiro, 30 de abril de 2019.