OS ONZE OLHOS episódio 8: invasão do mundo normal

OS ONZE OLHOS episódio 8: invasão do mundo normal
Miguel Carqueija

Os seis colegiais que são os heróis desta trama sobrenatural têm agora uma preocupação a mais, além das misteriosas abduções que os levam ao mundo da noite vermelha, onde se vêem obrigados a lutar contra os “cavaleiros negros”. Os inimigos começam a aparecer no nosso mundo, o que representa uma complicação extraordinária. E como Yukiko tenta fazer Takahisa (o que tem poder de fogo) entender, os protagonistas não sabem porque lutam ou com quem lutam. Apenas lutam por serem atacados. Mas o que estará por trás disso?


Resenha do capítulo 8 (Hora da bruxaria) do seriado de animação “Eleven eyes” (onze olhos) – Estúdio Dogakobo, Japão, 2009. Direção: Masami Shimoda. Roteiro: Kenichi Kanemaki. Título original japonês: “Tsumi to batsu to aganai no shôjo” (“Pecado, danação e expiação da garota”). Baseado em jogo eletrônico desenvolvido por Lass em 2008.


Elenco de dublagem:
Kakeru Satsuki...............................Daisuke Ono
Yuka Minase..................................Mai Goto
Kaori Natsuki.................................Kaori Mizuhashi
Tadashi Teruya..............................Kouta Nemoto
Shiori Momono..............................Emiko Hagiwara
Kukuri Tachibana...........................Noriko Tachibana
Kusakabe Misuzu...........................Yuu Asakawa
Yukiko Hirohara..............................Oma Ichimura
Takahisa Tajima..............................Showtaro Morikubo


“Eles não sabem o que são. Nenhuma força do mundo é tão temível quanto a da inocência.”
(Superbia/Kusakabe Misao)

“Nós seis não temos nada em comum, a não ser sermos estudantes.”
(Kusakabe Misuzu)

“Pelos amigos e pelo amanhã. Odeio a noite vermelha, mas graças a ela novamente tenho amigos. Conheci pessoas que me aceitaram. E eu te conheci, Takahisa-senpai. Eu amo vocês, amo muito! E não quero feri-los!”
(Yukiko Hirohara)

"A Kusakabe Misao passou 70 anos vivendo em um mundo onde o tempo parou."
(Kusakabe Misuzu)


Pelo menos uma revelação acontece neste episódio: a compenetrada Kusakabe revela a Kakeru ter reconhecido em Superbia (uma cavaleira negra) certa Misao, da família Kusakabe, uma pessoa desaparecida há 70 anos e que, evidentemente, Misuzu, uma adolescente, não conheceu pessoalmente. Ela não explicita como efetuou o reconhecimento, mas supõe-se que tem a ver com suas habilidades de maga taoista. Misao teria praticado uma forma proibida de magia e sido expulsa da família. Kakeru, a sós num aposento, é abordado por um ser poderoso, uma garota que se apresenta como Momori Shiori, que faz lembrar sua falecida irmã, e que também se nomeia “Úrsula dos Livros”.
Portanto algumas pontas parecem estar se esclarecendo neste que é um mini-seriado (13 episódios) extremamente misterioso. Aliás o clima de “Onze olhos” é tendo e dramático e alto grau apesar de alguns rasgos de humor. A personagem mais interessante para mim é Kusanabe Misuzu, por sua sabedoria, determinação, coragem pessoal e integridade.

Rio de Janeiro, 24 de abril de 2019.