RETORNO DE SAILOR MOON episódio 5: o novo báculo

RETORNO DE SAILOR MOON episódio 5: o novo báculo
Miguel Carqueija

Numa crise em crescendo — a perda de seus poderes e até a impossibilidade de se transformar — levam Sailor Moon a uma situação de grande perigo, onde do Além a Rainha Serenity vem socorrê-la, já que Usagi Tsukino não tinha mais o cristal de prata que dela se perdera no desfecho da primeira fase, quando ela perdera também a memória de ser uma super-heroína. Como diz Serenity, no fundo Usagi desejava ser apenas uma garota comum, sem responsabilidades místicas, e isso a estava esvaziando de poderes. Serenity faz aparecer um novo broche com o cristal de prata ressurgido e dá à guerreira um novo báculo, de formato diferente do anterior. Alerta, porém, que os poderes não puderam ser totalmente restaurados. Usagi ainda não iguala o que já foi; mas poderá lutar contra as forças do mal.


Resenha do episódio 51 – “A transformação de Serena” (episódio 5 da segunda temporada, “Retorno de Sailor Moon”) – do seriado de tv “Bishojo senshi Sailor Moon” ou “Pretty Guardian Sailor Moon” (A linda guardiã Sailor Moon) – Toei, Japão, 1993. Produção executiva: Iriyma Azuna. Produção e direção: Junichi Sato. Roteiro: Shigeru Yanagawa. Caracteres: Kazuko Tadano. Supervisão de Naoko Takeushi. Tema de abertura: Moonlight densetsu. Tema de encerramento: Otome no policy.

Elenco original de dublagem:
Usagi Tsukino (Serena, Sailor Moon).................Kae Araki
Tuxedo Kamen ou Tuxedo Mask (Darien, Mamoru Chiba)...........Toru Furuya
Luna....................................................................Keiko Han
Ami Mizuno (Sailor Mercúrio)..............................Aya Hisakawa
Makoto Kino (Sailor Júpiter)...................................Emi Shinohara
Artêmis..........................................Yasuhiro Takato
En (Natsumi Ginga).........................Yumi Toma
Ali (Seijuno Ginga)..........................Hikaru Midorikawa
Shingo Tsukino...............................Chyoko Kawashima
Haruna Sakurada............................Chiyoko Kawashima
Gurio Umino.....................................Keiichi Nanba
Naru Osaka......................................Shino Kanikuma
Hino Rei (Sailor Marte)......................................Michie Tomizawa
Minako Aino (Sailor Vênus)...........Rika Fukami


“Não se aproveite da Natureza! Não devia estragar a alegria de ver as flores, é um acontecimento importante para as pessoas normais!”
(Sailor Moon)

“Nenhuma cerejeira em flor pode se comparar com você.”
(Cavaleiro da Lua)


Um episódio corriqueiro — uma excursão de parte da turma de Serena ao campo para ver as flores (os japoneses têm festivais de flores) adquire contornos dramáticos porque os dois alienígenas infiltrados na turma e que só desejam a energia dos humanos ocultamente liberam um dos “naipes” (espécie de yumas ou seres malignos do folclore japonês) de uma das cartas de baralho para absorver esta energia, provocando sintomas semelhantes aos da insolação. Naru e o cômico garoto Umino, além da professora Haruda, estão entre as vítimas do monstro e as quatro guerreiras que acompanham Serena são pegas antes de poderem se transformar. Serena tenta agir como Sailor Moon, mas a transformação reverte e somente a intervenção de Serenity, que a coloca numa dimensão anexa, a salva. Ao retornar Sailor Moon ainda recebe alguma ajuda do misterioso Cavaleiro da Lua, mas é o novo báculo que lhe dará a força para eliminar o inimigo.
Essas histórias sempre são acompanhadas de humor, como as briguinhas entre Serena e Rei (Sailor Marte) que vivem botando a língua uma para a outra. Ou quando, na hora do lanche, Naru prende Umino (que aliás é seu namorado) no saco de dormir.
O dilema de Sailor Moon traz sofrimento. Ela no fundo deseja ser uma garota comum e sem poderes; mas ela também sabe que não pode renegar o seu destino místico de defensora da Terra.

Rio de Janeiro, 16 de abril de 2019