Avenger episódio 8: o destino de Marte

AVENGER episódio 8: o destino de Marte
Miguel Carqueija

Com Nei capturada pelas forças de segurança do governo marciano, o sinistro Volg prossegue seus planos para decidir o destino da raça humana no hostil planeta Marte, já que algo terrível aconteceu com a Terra. Nei seria a “criança do destino” num mundo onde só restam crianças com mais de dez anos. Ferida de morte, a humanidade atravessa a sua maior crise; e aqueles que detém o poder decisório parecem se fechar num quase mutismo que se manifesta em frases ora arrogantes como Volg, ora fatalistas como Westa...


Resenha do episódio 8 (“Peregrino”) do seriado japonês de animação “Avenger” (Vingadora). Estúdio Beetrain/Xebec, 2003. Produção: Shinichi Ikeda, Kôji Morimoto e Tetsurõ Satomi. Direção: Koichi Mashimo. Música de Ali Project.
Elenco de dublagem:
Layla Ashley..................................Megumi Toyoguchi
Volk...............................................Hiroshi Yanika
Westa............................................Sumi Shimamoto
Nei.................................................Mika Kanai
Speedy...........................................Shinichito Yanaka
Garcia............................................Katsuyuki Konichi


“Você esconde seus olhos nas sombras.”
(Westa para Volg)

“A Lua virá logo. Uma catástrofe de inimagináveis proporções ocorrerá.”
(Volg)

“Quando isso ocorrer lá fora se transformará no inferno mas se nós estivermos dentro da cúpula as pessoas continuarão a viver.”
(Volg)

“A Terra não existe, nós não temos mais um planeta de origem para contar.A cidade de Domo é nossa última esperança. É a última fortaleza restante. Então eu a protegerei.”
(Volg)


Muitas coisas ficam por explicar em “Avenger”. O que aconteceu com a Terra e sua população? Por que a civilização construída em Marte com tecnologia de ponta (não haveria outro jeito) se tornou tão rebarbativa e de costumes primitivos, inclusive com as lutas mortais pelo domínio das aldeias? Por que se vive na penúria em toda parte a ponto de se proibir o nascimento de crianças? Ou por que as pessoas já não conseguem gerar, e substituem as crianças por androides? De onde veio a ameaçadora Lua Vermelha? O que houve com os verdadeiros satélites marcianos, Fobos e Deimos? Enquanto nada disso se explica, Westa toma o trem subterrâneo e se dirige a Metis, ao encontro da “criança predestinada”. E o terceiro dos três sobreviventes dos “Doze Originais” (os doze humanos que originalmente colonizaram Marte, mostrados numa foto; eram quatro mas Júpiter morreu num episódio anterior), Ares, resolve sair de Domo com propósitos obscuros.
A anotar que a música incidental de “Avenger” é especialmente angustiante.

Rio de Janeiro, 12 de abril de 2019.