INUYASHA episódio 34: Tessaiga e Tenseiga

INUYASHA episódio 34: Tessaiga e Tenseiga
Miguel Carqueija

A jornada de Inuyasha e seus companheiros atrás dos fragmentos da Joia de Quatro Almas é interrompida pelo reaparecimento de Sesshoumaru com sua carga de ódio contra seu meio-irmão, um ódio surdo alimentado pelo preconceito (por não ser Inuyasha um youkay puro as um mestiço, pois sua mãe era humana). Aparece o bizarro Toutousai, um velho de aparência humana, mas que na verdade é um youkai ferreiro e meio lesado mentalmente. Myouga, o youkai-pulga, reaparece. Sesshoumaru, sempre acompanhado pelo seu capacho, o kapa Jaken (espécie de réptil de pequena estatura, extremamente servil diante do youkai), havia exigido de Toutousa a confecção de uma nova espada. Este foge temendo ser morto, pois não pretendia atender ao pedido. Revela-se então que o estranho personagem, que viaja num boi voador de três olhos, é o ferreiro que fabricou as katanas Tessaiga, agora com Inuyasha, e Tenseiga, que ficou com Sesshoumaru. E porque a Tenseiga não fere nem mata, Sesshoumaru quer a Tessaiga esquecido de que ele não pode usá-la, pois o encanto da katana não permite. É que Inuyasha é seu legítimo dono.


Resenha do episódio 34 — “Tessaiga e Tenseiga” — do seriado japonês de animação “Inuyasha”. Estúdio Sunrise, Japão, 2000 a 2004. Direção de Masashi Ikeda e Yasunao Aoki, com base no mangá homônimo de Rumiko Takahashi, lançado na revista Weekly Shonen Sunday e depois em tankobon (volumes completos) pela editora Shogakukan (1996 a 2008).

Elenco original de dublagem

Kagome Higurashi.............................................Satsuki Yukino
Inuyasha............................................................Kappei Yamaguchi
Myouga..............................................................Kenichi Ogata
Shippou..............................................................Kumiko Watanabe
Kikyou................................................................Noriko Hidaka
Kaede.................................................................Hisako Kyoda
Avô de Kagome..................................................Ginzo Matsuo (depois Katsumi Suzuki)
Mãe de Kagome.................................................Asako Dodo
Sota Hugurashi...................................................Akiko Nakagawa
Miroku...............................................................Koji Tsujitani
Sesshoumaru.....................................................Ken Narita
Naraku...............................................................Toshiyuki Morikawa
Sango.................................................................Houko Kuwashima


“Enquanto a Tessaiga é uma katana para derrotar os poderosos, a Tenseiga é uma katana para salvar a vida dos fracos.”
(Toutousai)


As duas katanas foram feitas de presas de Inu-no-Taishou, o falecido e poderoso pai de Inuyasha e Sesshoumaru. Toutousai tenta esclarecer que atendeu o último desejo do youkai, mas Sesshoumaru, que é um personagem cruel, não se conforma em utilizar uma espada que não mata. Toutousai, já se percebe logo, é um tipo aloprado e tantã, e por perceber que Inuyasha não tem ainda o controle total da arma (ele ainda não consegue utilizar o poder total da Tessaiga, a “ferida de vento” que só chegou a liberar uma vez) declara que vai retirar a katana de Inuyasha e parti-la em pedaços. Essa sua intenção lhe vale diversos galos, pois mexer com Inuyasha dá nisso. Mas Sesshumaru, após uma primeira investida frustrada, arranja uma garra de dragão e volta a atacar. O episódio termina inconcluso. O que predomina no personagem de Sesshoumaru é a sua fria crueldade e a maneira como ele evita demonstrar sentimentos.

Rio de Janeiro, 7 de abril de 2019.