RETORNO DE SAILOR MOON episódio 3: o Cavaleiro do Luar

RETORNO DE SAILOR MOON episódio 3: o Cavaleiro do Luar
Miguel Carqueija

Neste episódio do arco dos alienígenas verdes surge o estranho personagem conhecido como “Cavaleiro do Luar”. É verdade que na dublagem brasileira ele se apresenta como o “Cavaleiro da Lua” mas eu descobri que na versão norte-americana (que deve ser mais próxima da versão original japonesa) ele é o “Moonlight Knight”, portanto o Cavaleiro do Luar: um indivíduo flutuante, vestido à moda árabe e com o rosto oculto, embora os olhos apareçam. Serena acredita que ele é o Mamoru, o Endymion, o Tuxedo Mask, até porque ele aparece nas horas de perigo e também atira rosas (só que brancas e não vermelhas). Este personagem não aparece no mangá de Naoko Takeushi, mas já expliquei que este arco só existe no desenho animado dos anos 90, não sendo retomado na nova série da atual década.



Resenha do episódio 49 – “O Cavaleiro do Luar” (episódio 3 da segunda temporada, “Retorno de Sailor Moon”) – do seriado de tv “Bishojo senshi Sailor Moon” ou “Pretty Guardian Sailor Moon” (A linda guardiã Sailor Moon) – Toei, Japão, 1993. Produção executiva: Iriyma Azuna. Produção e direção: Junichi Sato. Roteiro: Shigeru Yanagawa. Caracteres: Kazuko Tadano. Supervisão de Naoko Takeushi. Tema de abertura: Moonlight densetsu. Tema de encerramento: Otome no policy.

Usagi Tsukino (Serena, Sailor Moon).................Kae Araki
Tuxedo Kamen ou Tuxedo Mask (Darien, Mamoru Chiba, Moonlight Knight)...........Toru Furuya
Luna....................................................................Keiko Han
Ami Mizuno (Sailor Mercúrio)..............................Aya Hisakawa
Makoto Kino (Sailor Júpiter)...................................Emi Shinohara
Artêmis..........................................Yasuhiro Takato
En (Natsumi Ginga).........................Yumi Toma
Ali (Seijuno Ginga)..........................Hikaru Midorikawa
Shingo Tsukino...............................Chyoko Kawashima
Haruna Sakurada............................Chiyoko Kawashima
Gurio Umino.....................................Keiichi Nanba
Naru Osaka......................................Shino Kanikuma
Hino Rei (Sailor Marte)......................................Michie Tomizawa
Minako Aino (Sailor Vênus)...........Rika Fukami


No próximo ano já estaremos formadas, não seremos mais umas menininhas.”
(Ami Mizuno, Sailor Mercúrio)

“Estou feliz em que você esteja bem”
(Makoto Kino, Sailor Júpiter, para Usagi Tsukino, Sailor Moon)

“Será que pode existir amizade pura e sem amor entre homens e mulheres?”
(Sailor Moon)


Apesar do enfrentamento de uma espécie de quimera (um dos monstros saídos de cartas de baralho dos alienígenas) que suga energia das pessoas, este capítulo demora mais em idiossincrasias e detalhes pessoais e psicológicos das personagens. Por exemplo, Kino Makoto, a Sailor Júpiter. Aparece Kent, um rapaz que tinha com ela uma grande amizade e que era “mais do que um namorado”, dando Makoto a entender que aquela amizade não ia para o nível romântico, permanecendo platônica. Este é um detalhe curioso, pois há quem duvide da existência de amizade propriamente entre um homem e uma mulher, fora das amizades superficiais. Também neste episódio aparece, como uma reminiscência sim, mas pela primeira vez no seriado, o tal “rapaz que quebrou o meu coração” conforme Makoto várias vezes se referiu anteriormente, e que a deixou traumatizada. A cena mostrada (silenciosa, apenas com uma canção no fundo) revela que ele recusou dividir o guarda-chuva com Makoto e se afastou apressadamente, então apareceu o Kent com guarda-chuva.
(Kent não deve ser o nome original do personagem, mas foi impossível descobrir qual é; de qualquer forma sua participação é bissexta.)
As sailors estão entre as mais sensíveis heroínas de animação e com frequência aparecem detalhes singelos como esse.

Rio de Janeiro, 8 de março de 2019.