INUYASHA episódio 32: a luta insana

INUYASHA episódio 32: a luta insana
Miguel Carqueija

O grupo de Inuyasha descobre que alguma coisa estranha está acontecendo numa aldeia próxima, onde aconteceu uma chuva de corpos mortos e mutilados de youkais. Nessa aldeia uma nova miko (sacerdotisa) vem cuidando dos doentes e feridos com ervas medicinais e poderes místicos, mas ela é solicitada para atender um senhor feudal das proximidades. Essa miko é Kikyou, que tendo ressurgido como um fantasma materializado, procura se adaptar novamente a este mundo. E o senhor feudal doente... na verdade é o Naraku, que ainda não se recuperou das duas flechadas que recebeu de Kagome...


Resenha do episódio 32 — “Kikyou e Inuyasha envolvidos pelo jyaki” (jyaki = emanação maligna)— do seriado japonês de animação “Inuyasha”. Estúdio Sunrise, Japão, 2000 a 2004. Direção de Masashi Ikeda e Yasunao Aoki, com base no mangá homônimo de Rumiko Takahashi, lançado na revista Weekly Shonen Sunday e depois em tankobon (volumes completos) pela editora Shogakukan (1996 a 2008).

Elenco original de dublagem

Kagome Higurashi.............................................Satsuki Yukino
Inuyasha............................................................Kappei Yamaguchi
Myouga..............................................................Kenichi Ogata
Shippou..............................................................Kumiko Watanabe
Kikyou................................................................Noriko Hidaka
Kaede.................................................................Hisako Kyoda
Avô de Kagome..................................................Ginzo Matsuo (depois Katsumi Suzuki)
Mãe de Kagome.................................................Asako Dodo
Sota Higurashi...................................................Akiko Nakagawa
Miroku...............................................................Koji Tsujitani
Sesshoumaru.....................................................Ken Narita
Naraku...............................................................Toshiyuki Morikawa
Sango.................................................................Houko Kuwashima


“Então nós vamos ajudar os outros de novo? Nós temos tempo para isso? Nós temos que encontrar o Naraku!”
(Inuyasha)

“Eu não sei porque a Kikyou está aqui, mas... tem alguma coisa maligna lá dentro.”
(Kagome Higurashi)


Num episódio bastante grotesco o grupo de Inuyasha flagra, no interior de uma caverna, uma luta monstruosa entre youkais disformes e malvados, que o Naraku de algum modo conseguiu lacrar no lago interno, para que lutassem até se exterminarem mutuamente. O youkai que sobrasse serviria para ser absorvido pelo corpo do Naraku. Desde a batalha ocorrida no capítulo 30 o Naraku se encontrava gravemente enfermo, seu corpo de certa forma destruído pelas flechas sagradas de Kagome. Inuyasha, com sua costumeira impulsividade, resolve lutar contra o youkai restante, sem atentar que ele próprio iria ser vítima do feitiço. O que muda tudo é a inesperada chegada de Kikyou, que agora é uma espécie de fantasma, cujo corpo é mantido pela interação com almas vagantes neste mundo. Kikyou lança sua própria flecha para quebrar o feitiço do local assim permitindo a fuga do youkai restante, interrompendo a luta deste com Inuyasha. Cumprindo-se assim o efeito do feitiço, este youkai (na verdade dois fundidos) é absorvido pelo Naraku, que assim ganha um novo corpo forte e sadio (não procurem entender essas fantasmagorias da saga). Ele se retira levando Kikyou, que se encontrava aparentemente desfalecida; mas tudo indica que a miko alimenta propósitos secretos em relação ao Naraku, que há 50 anos atrás a feriu mortalmente disfarçado no Inuyasha, jogando Kikyou contra o meio-youkai — e por essa razão Inuyasha, varado pela última seta de Kikyou, que morreu em seguida, permaneceu selado na árvore até a chegada de Kagome, vinda do futuro.
Kagome sente ciúme de Kikyou, por saber que Inuyasha ainda a ama, todavia não odeia a sua rival do passado. Kagome veio do futuro e, ao contrário de Kikyou, está viva. Kikyou tem antecedência sobre ela... mas Kikyou é uma morta-viva. Como se resolverá esse triângulo?
Rumiko Takahashi sem dúvida é uma mulher genial, tal a inteligência, complexidade e profundidade psicológica de sua longa saga.

Rio de Janeiro, 1° de março de 2019.

(imagem: Kagome e Inuyasha)