Um namorado para minha mulher

O filme “Um namorado para minha mulher” é uma excelente comédia romântica para repensar a dinâmica de relacionamentos. Nele acompanhamos a historia de Chico (Caco Ciocler), um marido cansado de seu casamento de quinze anos. Percebemos no inicio da historia, que sua esposa Nena (Ingrid Guimaraes) já não tem mais dialogo com o esposo, além de ter se transformado em uma pessoa estressada e amarga.

Cansado daquela vida, mas sem coragem de pedir o divorcio, ele tem a ideia de contratar um sedutor chamado Corvo (Domingos Montagner) para seduzir sua esposa e fazer com que ela peça o divorcio.

No inicio da comedia é certo que todos vão se identificar com o marido sofredor, pois Nena realmente se mostra insuportável, implica com tudo e todos a sua volta, não tem um hobbie, não trabalha, fica somente em casa reclamando todo o tempo.

Paralelo à contratação do sedutor, Chico também decide pedir a um amigo para que arrume um emprego para sua mulher no seu canal do Youtube, pois assim a mesma passaria mais tempo fora de casa e ele poderia desfrutar de seu apartamento em paz. Ele mesmo se oferece para pagar o salario, sem que a esposa saiba.

A partir de então, o telespectador passa a acompanhar a mudança de Nena. No Youtube, ela começa a fazer sucesso com seus vídeos, onde da sua opinião acida sobre diversos assuntos do cotidiano. Ela também começa a sair com o Corvo e, mesmo não traindo o marido, passa a se divertir bastante com o sedutor.

Ao acompanhar essa mudança Chico se arrepende de ter cogitado se separar. Começa a sentir falta de sua esposa, uma vez que ela voltou a ser leve e divertida, como no inicio do relacionamento. Percebendo o erro que cometeu, ele decide correr atrás do prejuízo, enfrentando Corvo, que já não aceita parar com o serviço, já que se apaixonou pela Nena.

A partir de então, o filme surpreende com vários acontecimentos. Ao longo da comedia, o telespectador percebe que Nena não era a mulher insuportável que aparentava no inicio do filme, e que Chico não era um pobre homem incompreendido.

Na verdade, a relação foi se desgastando pelo comodismo e falta de dialogo entre os dois. Chico não conseguia ao menos verbalizar para a esposa o que estava se passando. Não estimulava a relação, pois acreditava que o problema estava todo em sua mulher.

Ela, por sua vez se dedicou tanto a aquele casamento que foi lentamente perdendo sua essência, não exercia mais a profissão de jornalista, não fazia nada para se divertir, não tinha mais amigos...

O filme, que aparentava ser apenas uma comédia romântica mediana, traz as seguintes reflexões: Por que as pessoas esquecem de si mesmas quando estão muito tempo imersas em um relacionamento? Como separar o que é seu e o que é do outro? Não seria o dialogo honesto a melhor forma de resolver problemas entre casais?

Também faz o telespectador perceber como é importante o gostar de si mesmo, se ocupar tendo sua própria vida, seja estudando, trabalhando, fazendo amigos. Como é importante manter a individualidade mesmo sendo um par. É um filme leve, divertido e que precisa ser visto com um olhar mais critico, para absorver tudo o que ele passa. E a mensagem final que fica é a de que só o amor não sustenta relação, é necessário cultivar dia após dia, além de ganhar a si mesmo antes de conquistar o outro.